É difícil de aceitar, mas o leite pode, sim, fazer mal para gatos. A afirmação tem ares de boato. Afinal, quem não visualiza a imagem do bichano sentado na frente de uma tigela feliz da vida bebendo leite? E agora essa!
Mas alto lá! Filhotes, sem o leite, não sobrevivem, não é mesmo? Então como é que fica?
A zootecnista Geruza Silveira Machado, doutora em Nutrição Animal de cães e gatos, explica que gatinhos até os 45 dias de vida podem consumir leite. Isso porque nesta fase eles produzem a enzima lactase, aquela que digere a lactose do leite. Após esse período, porém, muitos deles perdem a capacidade de produzir essa enzima, e não conseguem mais metabolizar a lactose. Por essa razão, e principalmente em animais adultos, o leite pode provocar diarreia e vômito.
Inconscientes desse fato, tutores, não raro, usam e abusam do consumo de leite, até porque o gato também ajuda. Às vezes ele não facilita em nada o diagnóstico, porque parece gostar do alimento.
Contudo, há casos em que o tutor reclama de fezes moles e diarreia, e isso ter a menor suspeita de que o uso do leite pode ser o causador dessa indigestão.
Assustou-se? Vamos devagar. Cabe lembrar que há gatos que podem digerir a lactose assim como seres humanos. No entanto, mesmo que seu Mimi aprecie um bom leitinho, saiba que, na idade adulta, por ser rico em cálcio, o leite pode contribuir para a formação de pedras nos rins.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com