Cão ou gato? E agora, qual é a melhor opção para os marinheiros de primeira viagem? Qual seria a escolha ideal de mascote para quem teve nada ou pouca experiência com pets?
Quem está pensando em ter uma companhia animal pode estar se debatendo com essas perguntas. Você pode recorrer a amigos e parentes, observar um pouco mais a rotina de quem tem bichos em casa, mas ainda assim prossegue soberana a dúvida de qual o animal melhor vai se adaptar à sua rotina.
Com pelo ou sem? Grande ou pequeno? Agitado ou mais paradão? Quem sabe um gato de pelo curto? Mas um cachorro de pelo longo sabe ser interessante...
Quer uma ajudinha? Abaixo uma tabela que pode ser útil para esclarecer algumas dúvidas:
As observações acima não passam de sugestão. Há quem tenha perfil para cachorro, mas se descobre um apaixonado pelo par de olhos verdes enigmático de um gato. Vai de cada um. É bater o olho e sentir: é esse aqui.
Mas não tenha vergonha de visitar um potencial mascote no abrigo, tocar na cabeça dele, deixá-lo mordiscar a ponta de seus dedos. O que vale também é a interação. Não esquecendo que, independente da escolha, vocês deverão, juntos, construir uma vida regada a respeito, tolerância e boa companhia.
Para quem ainda observa a vida alheia, lembre-se sempre que o que vale para um não necessariamente serve para outro. A pergunta seguinte é se o seu dog será tão obediente e amável como é o poodle da vizinha. E para saber mesmo, só levando mascote para casa.
Ainda na dúvida? Quem sabe entre naquela livraria e procure saber um pouco mais sobre as necessidades e rotina de quem está na sua lista de preferência?
Boa sorte com sua intuição!
Leia mais:
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com