Começo de ano é sempre um bom momento para dar aquela organizada no guarda-roupas e fazer uma limpa, na intenção de abrir espaço para o novo. Tem ainda quem reclame que "não tem roupa" quando, na verdade, só tem dificuldade de visualizar a quantidade de peças no armário e, consequentemente, não consegue deixar de repetir as mesmas de sempre, excluindo opções que poderiam ser novidades na hora de montar o look.
Pensando na organização, e, por que não, na otimização do armário, separamos três aplicativos que podem ser aliados na hora de escolher o que usar (e outras coisinhas mais).
No melhor estilo Cher, de As Patricinhas de Beverly Hills (1995), todos esses apps permitem que os usuários fotografem as suas roupas, formando uma espécie de catálogo, ou o que chamam de "guarda-roupas digital". As plataformas podem ajudar a diminuir aquelas compras desnecessárias, além de auxiliar no planejamento e na hora de testar outras propostas de produções no dia a dia, fugindo do óbvio. Eles também podem ajudar na organização do armário já que, desta forma, o usuário vai conhecer tudo o que tem e poder decidir se vai ou não desapegar de tal peça.
Whering
Esse aplicativo pode ser um bom aliado na hora de escolher e montar as combinações no dia a dia. Na plataforma, disponível para iOS e Android de forma gratuita, para o melhor desempenho, o ideal é que o usuário fotografe as suas roupas. Só assim ele vai conseguir formar uma espécie de "catálogo" do armário. A partir dessas peças, o app fornece sugestões de combinações para montar os looks. A plataforma conta ainda com o formato de agenda, em que é possível planejar tudo o que pretende usar durante a semana, por exemplo. Uma preocupação a menos durante o corre diário.
Resolva
Nesta plataforma também é possível contabilizar e catalogar as peças do guarda-roupas (que ficam armazenadas por subcategorias), além de montar looks e planejar um calendário de acordo com os compromissos. O aplicativo, também disponível na loja da Apple Store e no Google Play de forma gratuita, disponibiliza ainda um "combinômetro", em que é possível descobrir novas combinações de peças que você ainda não pensou que dava pra usar juntas, e inovar na hora de compor o look.
Também há a aba "minhas viagens", em que o usuário consegue criar uma mala virtual, utilizando as roupas já catalogadas na plataforma, que vai sugerir combinações e ideias do que separar de acordo com a data da viagem, a estação e o destino. Essa função pode, inclusive, otimizar a organização da mala (que costuma ficar para última hora).
Getwardrobe: armário virtual
Esse é mais um aplicativo que permite catalogar as peças e montar as combinações do dia a dia. Disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android, a plataforma funciona em inglês, mas a linguagem é bem básica, e ele pode ser funcional da mesma forma.
Além de encontrar inspirações para os looks do dia e conseguir salvar sugestões para as próximas compras de forma consciente, esse aplicativo também tem o modo "família", em que é possível catalogar não apenas o seu espaço do armário, como o de todos que moram com você. Aquelas que adoram organização podem gostar muito dessa funcionalidade.