Ícone da moda internacional, o estilista espanhol Paco Rabanne morreu aos 88 anos nesta sexta-feira (3), em Portsall, na França. O anúncio foi feito pelo grupo espanhol Puig, proprietário da grife que leva o nome do estilista. Ainda não há informações sobre causa da morte.
"Paco Rabanne fez da transgressão algo magnético. Quem, senão ele, poderia convencer a mulher parisiense a exigir vestidos feitos de plástico e metal?", disse a companhia, que detém a marca desde 1986.
José Manuel Albesa, presidente da divisão de produtos de beleza e perfumaria da Puig, exaltou a relevância do estilista no universo da moda. O grupo iniciou seu relacionamento com o estilista em 1968, colaborando com um primeiro perfume, Calandre, que fez grande sucesso.
Foi o início de um novo sucesso para Rabanne, que havia provocado grande sensação 20 anos antes com seus vestidos feitos de chapas de metal ou totalmente de plástico.
– Seu espírito rebelde, radical, proporcionou um nome à parte. Há apenas um Rabanne. Sua morte nos recorda novamente de sua enorme influência no design contemporâneo, um espírito que vive na marca que leva o seu nome – declarou ele.
No Instagram, a grife prestou homenagem ao seu fundador, agradecendo o seu legado, que "continuará sendo uma constante fonte de inspiração". Veja:
Carreira
Francisco Rabaneda Cuervo nasceu em Pasaia, País Basco, no dia 18 de fevereiro de 1934. O estilista espanhol deixou sua marca nas passarelas com suas criações futuristas, que conquistaram o público a partir da década de 1960.
Apaixonado pela França, se exilou no país durante a Guerra Civil. Ele studou arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas artes de Paris e usou a criatividade para criar peças utilizando os mais diversos materiais, além de se preocupar com a questão de volume e espaços.
O primeiros passos na arte da moda foram dando ao desenhar acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin. Logo estaria exibindo suas próprias criações. Mas foi em 1989, na Nuit du Chocolat, que ele impactou o público ao mostrar um vestido de chocolate.
Pensando além das passarelas, Paco Rabanne investiu marca de perfume com seu nome. Chegou a criar fragrâncias especialmente para o Rock in Rio em 2011, as Black XS Rock in Rio.