O conjunto usado pela primeira-dama, Janja, neste domingo (1º) na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Sila é assinado pela estilista gaúcha Helô Rocha. Segundo a revista Vogue, o look formado por pantalona, colete e blazer estruturado foi feito em crepe de seda vintage tingido naturalmente com cajú e ruibarbo, e ornado com palhas brasileiras por bordadeiras da cidade potiguar Timbaúba dos Batistas.
— Queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para os estilistas, para as cooperativas e para as mulheres brasileiras — declarou Janja à Vogue. — A moda não é só um aspecto muito importante da cultura brasileira como é um motor da economia.
Nascida em Porto Alegre e criada em Natal, no Rio Grande do Norte, Helô tem 42 anos e é um dos destaques da moda nacional nos últimos anos. Sua obra traz mistura de estampas, texturas, bordados e outras técnicas manuais.
A estilista é sobrinha-neta de Nevaldo Rocha, fundador da rede de lojas Riachuelo, e filha de Nelson Rocha, que foi um executivo da marca. Ela se formou no curso de Moda da faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e começou a ganhar projeção em 2005, ao lançar a grife Têca, uma homenagem à avó paterna. Helô ganhou fama ao assinar looks de celebridades como Preta Gil, Isis Valverde, Mariana Goldfarb, Ivete Sangalo e Sabrina Sato.
Em maio de 2022, ela vestiu Janja no casamento com Lula. O modelo era um longo off-white em seda, também feito em parceria com bordadeiras de Timbaúba, e foi um presente de casamento dela para Janja. Segundo o jornal O Globo, um vestido de noiva assinado por Helô pode chegar a R$ 250 mil.
Em seu Instagram, Helô posta fotos de viagens, referências de moda e também ao lado da mulher, a diretora criativa Carol Ponce.