Menos de 24 horas antes de sua apresentação durante a Semana de Moda de Milão, o estilista Giorgio Armani anunciou que faria o desfile da grife a portas fechadas. A decisão foi motivada pela rápida disseminação do coronavírus na Itália - que já teve seis mortes confirmadas pela doença. O país europeu já é o terceiro país do mundo com maior número de casos de coronavírus, atrás da China, com mais de 77 mil, e da Coreia do Sul, com 833 infectados.
"Essa decisão foi tomada para garantir e preservar o bem-estar de todos os convidados, evitando que eles estejam expostos em um espaço fechado com grande aglomerado de pessoas", informou um comunicado enviado na madrugada de domingo (23) à imprensa e compartilhado no perfil do Instagram da grife Giorgio Armani.
A coleção foi desfilada em um teatro vazio. Jornalistas, compradores e influenciadores acompanharam as novidades por um link ao vivo disponibilizado nas redes sociais da marca. Na sexta-feira (21), o estilista havia comandado normalmente o desfile da Emporio Armani - marca mais acessível do italiano.
Além da Armani, o desfile do projeto Genius, da Moncler, foi suspenso. Entretanto, outras grifes, como a Dolce & Gabbana, apresentaram suas coleções no formato tradicional. Mas, no show da maison de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, diversos convidados foram vistos usando máscaras de proteção.
No sábado (22), os demais desfiles transcorreram normalmente - a grife Bottega Veneta, inclusive, comemorou o lançamento da nova coleção com uma festa. Mais de 25 mil profissionais estão envolvidos com a produção da Semana de Moda de Milão, vindos de diversas partes do mundo.
Chanel adia desfile na China
Na última semana, a Chanel havia anunciado o adiamento do desfile previsto para maio em Pequim, na China, devido ao novo coronavírus. A empresa disse que tomou a decisão com base "na situação atual e levando em conta as recomendações das autoridades chinesas".
"A Chanel acompanha a situação de perto. A saúde e o bem-estar de sua equipe e de seus clientes são a prioridade", disse a companhia em um breve comunicado.
O desfile será adiado para "um momento mais oportuno". Nenhuma data foi divulgada.