Atire a primeira pedra quem nunca teve dúvida sobre o que vestir na festa da firma. Todo ano é a mesma coisa. Chega dezembro, as equipes começam a se movimentar para marcar as confraternizações, e a pergunta que não quer calar: o que vou usar? Algumas empresas optam por festas ou jantares mais formais, outras decidem fazer apenas um churrasco, outras ainda preferem um happy hour. Não importa a ocasião, ela chegará e você vai precisar das dicas a seguir.
Quem inspira a coluna desta semana é Fátima Bernardes. Primeira dica: provavelmente você não precisará comprar uma roupa para isso, ok? Aproveite o que você já tem no armário. Observe o horário e o local do evento e pronto. Confira:
O que usar se for um happy hour?
Muitos trabalhos exigem um visual mais sério e formal. Se esse é o seu caso, aproveite a oportunidade para usar aquela calça jeans que você não costuma vestir no dia a dia ou o sapato mais diferentão. Ou se você for sair direto do trabalho para a festa, a dica é trocar a blusa e os acessórios – um brinco mais chamativo ou uma sandália de salto alto. Vestidos coloridos, listrados ou florais são alegres e ficam ótimos nestas ocasiões.
E se a festa for um churrasco?
Na dúvida, use o básico! Se a confraternização for um almoço ou churrasco, recorra a um vestido ou uma blusa de alcinha, por exemplo. Sandálias rasteiras ou tênis estão liberados, ainda mais se você conseguir combiná-los com um macacão. Espadrilles e anabelas são boas opções para o conforto de seus pés. Sobreposições mais descontraídas também são muito bem-vindas.
Vestidos de alcinha e sandálias rasteiras
Macacão com tênis
Sobreposição e cores
Uma festa mais formal pede mais sofisticação
Se a confraternização for um jantar ou uma festa à noite, provavelmente o traje pedido será esporte fino, que pede certa formalidade e elegância, mas sem exageros. Acessórios mais sofisticados ou maiores, acompanhados de uma boa maquiagem e cabelos arrumados complementam a produção.
Peças únicas como macacão ou vestido longo descontraído
Acessórios
Melhor evitar
Muita gente esquece, mas é importante lembrar que a festa da firma continua sendo trabalho. Então, algumas regras precisam ser seguidas. Sabe aquele vestido lindo, com um super decote ou uma fenda maravilhosa? Melhor deixá-lo para outra ocasião, por mais bonita que você fique dentro dele. O mesmo vale para aquele look transparente, que fica lindo na balada ou em encontro informal com os amigos ou com peças muito justas e curtas. Combinado?