Está aberta a temporada de festas de fim de ano e formaturas! E nós convidamos você a vestir grifes e estilistas daqui.
A seguir, (re)conheça a delicadeza e a força do design e do trabalho cuidadoso de Helen Rödel, Carlos Bacchi, Rochele Gloor, Caroline Perino, Was e Okoko & Abel.
Carlos Bacchi
Um vestido de festa pode ser elegante e luxuoso e, ao mesmo tempo, estar em sintonia com valores do agora como a atenção ao meio ambiente. Quem prova é o caxiense Carlos Bacchi, que há pouco mais de cinco anos viu seu nome figurar nas etiquetas das mais bem-vestidas do Estado. Pudera: enquanto seus bordados fazem suspirar, sua preocupação com modelagens que transitam entre o minimalista e o dramático dão vida a vestidos que honram a alta-costura por aqui. E sua moda vai longe: neste ano, fez seu primeiro desfile internacional em nada menos do que a passarela de Nova York.
Helen Rödel
Ela está entre os nomes da moda gaúcha mais celebrados para (muito) além das fronteiras do Estado – com passagem, inclusive, pela Semana de Moda da Islândia. A partir de técnicas do crochê, as tramas se transformam em peças que refletem toda a delicadeza e a singularidade de Helen Rödel. Produz seus belos modelos em Porto Alegre, mas está sempre de olho no que acontece no mundo todo – não à toa, une como poucos tecnologia e trabalho artesanal, além de já ter exportado suas criações para Europa, China e Estados Unidos.
WAS
Peças essenciais para o closet, que sejam certeiras para um look elegante hoje ou daqui a 20 anos. É o que você encontra na Was, marca porto-alegrense comandada pela consultora de estilo Tânia Schirmer e a publicitária Luciana Ceccon. A alfaiataria apurada da etiqueta nasce a partir de inspirações que podem vir da arte, da arquitetura e da natureza, sempre com materiais naturais e nobres como a seda, o linho e o crepe. Atemporal, minimalista e com muito estilo.
Rochele Gloor
Por oito anos, Rochele Gloor morou e respirou moda em Nova York – com direito a trabalhar com ninguém menos do que Oscar De La Renta. De volta à Capital em 2016, a designer deu início a sua marca homônima e, desde então, não parou mais. Em suas coleções, já se inspirou nos rituais de uma tribo do Congo para suas peças minimalistas e elegantes, sempre atenta aos preceitos da moda sustentável. A estilista também fundou um projeto de inclusão social no Morro da Cruz, o Atelier da Cruz. Lá, ensina técnicas de costura e ajuda as mulheres a desenvolver peças a partir da reutilização de matérias.
Okoko & Abel
Ana Sabi e Vinícius Kniphoff costumam dizer que os sapatos que criam têm boas pitadas de “estranhismo”. A dupla, que veio do Interior e se conheceu na Capital, faz botas over the knee com estampa xadrez e até coturnos com print tigrado vermelho, a tal “onça alienígena”. A verdade é que a dupla não poupa criatividade na hora de inventar os modelos diferentões, que são um sopro de frescor na moda daqui. Feitos a partir do solado de madeira polida, cada par é confeccionado artesanalmente por empresas familiares gaúchas – e a valorização da mão de obra local é uma das premissas da etiqueta, que soma prêmios como a Maratona Mude e o Bornancini 2016.
Caroline Perino
Ela é gaúcha, mas escolheu Londres para se aperfeiçoar em moda. Acaba de terminar um mestrado na Kingston University – e foi escolhida pelos colegas para representar a faculdade na Semana de Moda de Londres, com uma coleção inspirada em artistas como Miró, Kandinsky e Picasso. Em setembro, mais um feito daqueles: desfilou sua mais recente coleção na passarela da NYFW. Desta vez, a talentosa designer se inspirou em elementos que fazem referência ao universo, como estrelas e galáxias. Dica: Caroline está passando uma temporada no Brasil, e atenderá com horário marcado pelo e-mail carolineperino@carolineperino.com.
FICHA TÉCNICA
Fotografia: Ozdoiz (Karen Schröder e Thailan Reginatto) @ozdoiz
Modelo: Paula Mulazzani (LOV Mgmt) @paulamulazzani @lovmgmt
Styling: Leonardo Borniger @leonardoborniger
Beleza: Jonatan Nogueira @hauztudio
Textos: Thamires Tancredi
Locação: Porto Alegre Country Club