Sucesso absoluto no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o lip gloss – ou brilho labial – retorna agora em 2018 prometendo trazer de volta o glamour e, ao mesmo tempo, um efeito mais fresh à maquiagem . Afinal, o acabamento matte já está bastante batido e ficou para trás em meio à nova tendência, já que a regra do momento é brilhar.
Mesmo no auge dos batons, sempre fui adepta do gloss, pois além de adorar o efeito que deixa nos lábios, acho ele prático para o dia a dia e poderoso para a noite (especialmente aqueles bem brilhosos). Por isso, selecionei 5 (bons!) motivos para quem ainda não aderiu à tendência deixar o preconceito de lado e adotar já.
1. Hidratação
Com gloss, nada de boca seca. Sua textura é totalmente emoliente e as versões atuais apresentam diversos componentes específicos para a hidratação dos lábios, ajudando a restaurar essa região tão sensível e passando longe da aparência craquelada.
2. Volume
Por ter uma textura mais cremosa e espessa do que o batom, o gloss automaticamente garante mais volume ao lábios. E qual mulher não gosta de olhar no espelho e perceber que seus lábios estão mais volumosos e sensuais? Fica a dica: o gloss é um ótimo aliado para isso!
3. Efeito verniz
Uma das principais tendências da moda atual é o verniz e seu efeito “molhado”. E como moda não se resume somente ao vestuário, mas também à maquiagem, nada melhor do que um representante do efeito verniz no make: o gloss. Se você não quer se separar de jeito nenhum daquele batom que ama você pode, inclusive, aplicar o gloss transparente por cima dele e pronto, já incorporou a tendência!
4. Diversas cores e acabamentos
Diferentemente dos anos 90, quando o principal tipo de gloss era o transparente e de vez em quando surgiam alguns tons de rosa, hoje existe uma infinita gama de cores e acabamentos. Dos bem clarinhos aos totalmente escuros, com acabamento mais transparente ou cobertura total, há gloss para todos os gostos.
5. Multiuso
Além da função principal de uso nos lábios, o gloss também pode ser aplicado levemente nas pálpebras (como sombra) e nas maçãs do rosto (como iluminador). Muitos maquiadores nacionais e internacionais já fazem uso destas técnicas, especialmente para desfiles e editoriais de moda. Que tal arriscar e experimentar?
Leia mais:
Marcela Serro Frasson é Mestre em Administração/Marketing com foco em Moda e mercado de luxo pela UFRGS. Ministra aulas de pós-graduação na área da beleza presta consultoria para empresas nas áreas de gestão, marketing e luxo, e para pessoas físicas nas áreas de moda e estilo pessoal, além de serviços de styling para campanhas, editoriais e desfiles. É autora do blog Por Dentro da Moda, onde compartilha suas dicas sobre moda, beleza, tendências, viagens e demais assuntos relacionados ao universo fashion. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.