Sempre costumo falar para minhas clientes de consultoria que se há uma peça na qual vale realmente investir é, sem dúvida, a bolsa. Isso porque nenhum outro acessório fashion é capaz de levantar tanto uma produção quanto ela – ou seja, uma boa bolsa faz toda a diferença no visual!
Quando pensam em adquirir sua primeira (ou próxima!) it bag, as clientes costumam me perguntar: “Qual você acha de que devo comprar?”. E foi pensando nisso que resolvi compartilhar com vocês aqui no Donna a dica sobre as top 10 it bags do mundo da moda – aquelas nas quais vale a pena apostar, que vocês poderão usar por muitos anos e em diversas ocasiões. Confiram:
Louis Vuitton Neverfull
Tão logo foi lançado, o modelo virou o favorito de grande parte das mulheres e prontamente se tornou um clássico. Além de estilosa, a Neverfull é leve, prática e possui um ótimo espaço interno. E o melhor: a nova versão da bolsa vem acompanhada de uma mini pochette removível que pode ser usada separadamente!
Lady Dior
Depois que a primeira dama da França presenteou Lady Di com um exemplar da bolsa, em 1995, a peça se consagrou no mundo da moda e tornou-se um ícone fashion. O matelassê exclusivo da Dior e os pingentes com as letras da grife enfeitam o modelo e garantem um charme todo especial!
Chanel Classic Flap
A combinação do matelassê tradicional com a alça de correntes é o que torna a Classic Flap elegante e atemporal. Sua principal característica é o fecho com os dois “Cs” invertidos que remetem à criadora da grife, Coco Chanel. É prática o suficiente para usar durante o dia, e também é perfeita para sair à noite!
Hermès Birkin
No início da década de 80, ao sentar ao lado de Jane Birkin em um voo entre Paris e Londres, o então executivo da Hermès Jean-Louis Dumas ouviu da cantora e atriz que ela sentia falta de um modelo de bolsa versátil, no qual pudesse carregar todas as suas coisas. Atendendo ao seu desejo, foi criada então a Birkin Bag, que até hoje é a bolsa mais icônica da grife.
Dolce & Gabbana Sicily:
Com um design diferenciado (especialmente na parte da alça), a Sicily é o modelo de maior sucesso da marca italiana Dolce & Gabanna. Sou apaixonada pela versão em leopard print! Super clássica, era o modelo preferido de Audrey Hepburn, e é considerado um dos mais atemporais da grife francesa. Cai bem tanto em looks casuais quanto em produções mais formais. Mesmo tendo sido lançada há não muito tempo, é outra bolsa que já se tornou um clássico da moda. Em comparação à Classic Flap, ela possui um apelo mais masculino, mas nem por isso deixa de ser estilosa.
Louis Vuitton Speedy
Dior Soft
Assim como a Lady Dior, é feita no matelassê exclusivo da marca e possui o detalhe dos pingentes. O charme a mais fica por conta da alça lindíssima de correntes com elos maiores, super chique. Eu amo e acho mais linda que a Lady!
Chanel Boy
Fendi Baguette
O modelo Baguette obteve um sucesso sem precedentes quando foi criado e hoje é um ícone da Fendi. A bolsa possui o tamanho ideal para ser usada no ombro (sob o braço) e ao longo dos anos já foi produzida em mais de 1000 versões!
Gucci Bamboo
A inconfundível alça em bamboo e os pingentes com franjas são características que tornam a Bamboo Bag única. O bamboo foi uma opção alternativa devido à escassez de material no período de guerra, em 1947, quando a bolsa foi criada. Desde então, ela se tornou sinônimo da casa Gucci, sendo procurada no mundo inteiro e usada por diversas celebridades.
Como vocês podem perceber, existem lindas opções de it bags. Mas na hora da escolha, lembrem-se sempre: o importante é respeitar as preferências pessoais e o próprio estilo!
Marcela Serro Frasson é Mestre em Administração/Marketing com foco em Moda e mercado de luxo pela UFRGS. Ministra aulas de pós-graduação na área da beleza presta consultoria para empresas nas áreas de gestão, marketing e luxo, e para pessoas físicas nas áreas de moda e estilo pessoal, além de serviços de styling para campanhas, editoriais e desfiles. É autora do blog Por Dentro da Moda, onde compartilha suas dicas sobre moda, beleza, tendências, viagens e demais assuntos relacionados ao universo fashion. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.