Os anos 60 foram a década das saias curtas, encerrando o reinado das longuetes rodadas e cheias de volume que dominaram os 50. A subida da barra é creditada à britânica Mary Quant, apesar de muitos brigarem pelo título de criadores da peça. Em 1962, ela apresentou uma coleção cheia de saias curtíssimas que combinavam melhor com o estilo da mulher da época, que precisava ter mais liberdade de movimentos para conciliar a correria do trabalho, casa e família. Era a introdução ao mundo de uma das peças mais icônicas do guarda-roupa feminino.
Cinquenta anos e muitas mutações depois, a revista Donna mostra como a moda encara a mini-saia hoje.Veja dicas de como usar a peça seguindo tendências deste inverno.
1. Brilho de dia e de noite: os paetês, bordados e tecidos metalizados são a aposta desta estação. Para encarar uma saia neste estilo durante o dia, combine com camisa ou blusa opacos e de cor lisa. A camisa branca é sempre uma opção elegante.
2. Meias pretas: para driblar o frio, meias pretas opacas, de fio bem grosso, são a melhor pedida. Elas ficam bem com looks monocromáticos ou com mix de peças coloridas.
3. Na cor da moda: o inverno 2013 pede peças em amarelo, puxado para o mostarda, burgundy e tons terrosos. Invista em uma delas para atualizar o guarda-roupa.
4. Compridinha na parte de trás: o estilo mullet, onde a parte de trás da peça é mais comprida, também aparece bastante neste inverno. O salto alto deixa o visual mais elegante. Apenas mulheres muito altas podem se arriscar em sapatilhas.
5. Com cara de lenço: para quem não gosta de investir em peças muito pontuais, a saia lenço é uma boa compra. Ela permanecerá na moda no próximo verão. O estilo é bem leve e soltinho.
6. Tachas no acabamento: tachinhas e spikes são um acabamento que tem a cara do inverno. As minis ganham detalhes com eles nos bolsos, lateral ou barra.
1. Saia envelope de paetês, 284 / 2. Saia estampada, Farm / 3. Saia de lã, Diane Von Furstenberg / 4. Saia mullet, Pop Up Store / 5. Saia lenço, Edun / 6. Saia com tachas, 284