O filme Bonequinha de Luxo apareceu em 1961 apenas como uma adaptação do livro escrito por Truman Capote. Sem grandes alardes. A história era sobre o escritor frustado Paul Varjak que, ao se mudar para Nova York, conheceu a nova vizinha, a socialite Holly Golightly. Em festas, ela se mostrava uma mulher segura e sexy. Mas, quando ficavam sozinhos, ela aparecia uma menina frágil, vulnerável e cheia de inseguranças. O filme protagonizado por Audrey Hepburn e George Peppard gira em torno da história de como a amizade dos dois se transforma em uma relação de amor e cumplicidade.
Ao longo dos anos, entretanto, o enredo do filme ficou um pouco de lado. Foi a estética de Bonequinha de Luxo que se consolidou no imaginário das pessoas. O vestido preto, as pérolas, os óculos gigantes, o cigarro e os sapatos de boneca viraram sinônimo de elegância e luxo. Até hoje, após 50 anos do lançamento do filme, o estilo de Holly Golightly ainda é atual.
O Givenchy
O vestido preto não foi inventado para o filme Bonequinha de Luxo. Coco Chanel, na década de 1920, já vendia a peça em sua loja. Ao longo das décadas o modelo foi reinterpretado inúmeras vezes por estilistas. Mas foi o vestido preto criado por Humbert de Givenchy e usado por Audrey Hepburn na primeira cena do filme que foi imortalizado no imaginário popular.
Ao longo do filme, Audrey e Givenchy ensinaram às mulheres como ser criativas com um modelo simples. Quando Holly Golightly acorda com uma camisa de smoking, ela rapidamente fica glamorosa ao colocar um vestido preto e um chapéu exuberante. O mesmo modelo mudava de cara na festa em seu apartamento ao combiná-lo com um colar exuberante, imortalizando-o como a peça mais versátil do guarda-roupa feminino.
Curiosidades
Marilyn Monroe era a primeira opção dos produtores e de Truman Capote para o papel de Holly Golightly. Só depois que ela recusou o papel, é que Audrey Hepburn foi convidada.
Quem escolheu Humbert de Givenchy para fazer os vestidos para o filme foi Audrey Hepburn. Eles já haviam trabalhados juntos em Sabrina e em Cinderela em Paris.
A Tiffany abriu no domingo, pela primeira vez na história, para as filmagens de Bonequinha de Luxo.
O prédio usado nas filmagens é, na verdade, uma casa. Fica na 169 East 71st Street em Nova York. Ela está à venda por US$ 5,85 milhões.
A música Moon River foi escrita especialmente para Audrey Hepburn. Como ela não sabia cantar, todas as notas usadas foram escolhidas para se adaptar à voz dela. Ela ganhou o Oscar de melhor música original.
O vestido de Humbert de Givenchy foi vendido em dezembro de 2006 em um leilão na Christie's por US$ 807.000. Ele pertence ao Musée Galliera em Paris e é exposto em mostras especiais.