Após dar à luz Zoe, sua primeira filha com o ator Duda Nagle, a apresentadora Sabrina Sato criou uma cartilha para orientar os visitantes que quisessem ver a menina. Isso nos fez relembrar (pois nunca é demais) que existem, sim, algumas regrinhas na hora de visitar um recém-nascido.
Tem dúvidas sobre o assunto? Veja algumas respostas:
Quando visitar o bebê?
As visitas no hospital geralmente são feitas pela família e amigos mais íntimos. Mas, mesmo que você seja a melhor amiga da mãe, opte por uma visita curta. Esse é um período de adaptação entre mãe e filho e normalmente não estamos muito dispostas a conversar. Se a sua proximidade com a mamãe não é de tanta intimidade, o ideal é aguardar pelo menos 30 dias para visitar a nova família.
Telefone antes de ir
Se decidir visitar o bebê, ligue antes para combinar o melhor horário. Nesses primeiros dias os pequenos ainda não uma rotina definida e você pode chegar em um momento de soneca do bebê, que geralmente é um dos poucos momentos que a mãe também tem para descansar.
Não espere muita cerimônia
Mesmo que a família em questão tenha ajudantes como uma doméstica ou babá para auxiliar nos cuidados da casa, a mãe está completamente voltada aos cuidados com o bebê e não terá tempo para ser uma ótima anfitriã. Uma sugestão é você no caminho parar em algum local e comprar um quitute para levar.
Cuide da higiene
Ao chegar para visitar a família, antes de mais nada pergunte onde poderá lavar as mãos e abuse do álcool gel.
Não saia já pegando o bebê no colo
Por mais íntima que você seja da mãe do bebê, espere que ela ofereça para você segurar a criança. Muitas ainda se sentem inseguras em deixar o filho no colo de outra pessoa.
Tenha cautela na hora de fazer fotos
Outro acerto que deve ser feito entre visitantes e papais. Nem todo mundo gosta de fotografias e é preciso entender se a pessoa preferir manter o filho mais reservado. Caso você fotografe o momento, evite usar o flash do celular ou câmera e nada de postar nas redes sociais sem a permissão da família.
Respeite os horários
Quando o bebê é recém-nascido, ele acorda várias vezes para mamar e os pais, principalmente a mãe, ficam muito cansados. Então, o melhor horário de fazer sua visita costuma ser à tarde. E não se demore. muito Vá, visite, veja como todos estão, ofereça ajuda para qualquer coisa e deu. Se for o caso, agende para voltar em outro momento novamente.
Dicas gerais:
– Nunca beije o bebê (principalmente nas mãos), pois ele ainda não está imune às bactérias;
– Evite usar perfumes fortes ou levar flores, que podem causar alergia na mãe ou no bebê;
– Só dê sua opinião se for pedida;
– Não compare o comportamento do bebê com outros que você conhece.
Leia mais colunas da Vanessa:
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.