A internet já faz parte da rotina de muitas crianças. Por isso, é fundamental que os pais monitorem seus filhos para garantir que eles estejam seguros no ambiente online. Para ajudar na educação digital dos pequenos, o advogado e especialista em Direito Digital, Leonardo Zanatta, dá algumas dicas essenciais. Além de utilizar um software de controle nos dispositivos eletrônicos das crianças, veja outras medidas que você pode tomar para proteger seus filhos:
Evite compartilhar fatos e fotos relacionados à rotina da criança
Marcações em lugares onde a criança esteja regularmente e que possa ficar desassistida devem ser evitadas. Considere restringir publicações para amigos ou grupos fechados quando houver exposição.
Leia mais
:: Mulheres contam como entenderam melhor suas mães depois de terem filhos:: Como contar aos filhos sobre o novo parceiro: veja dicas para tornar o momento da revelação mais fácil:: Gaúchas criam plataforma para falar dos desafios de ter filhos gêmeos:: Mães de gêmeos fazem campanha por carrinhos duplos de supermercados
Fique de olho na classificação indicativa
Treze anos é a idade mínima permitida para as principais redes sociais. Para o uso do WhatsApp, a idade é 16 anos. Já para o Youtube e Facebook, a idade mínima é de 18 anos.
Verifique se o seu filho está em um ambiente digital seguro
Se possível, evite a superexposição dos filhos em ambientes “públicos”, como as redes sociais. No Facebook, por exemplo, é interessante criar um grupo fechado com os membros específicos que receberão as fotos ou vídeos que deseja compartilhar. No Instagram, o uso de conta privada facilita que o público de exposição seja limitado aos conhecidos.
Participe ativamente da vida digital dos filhos
Lembrando que o diálogo entre pais e filhos é fundamental para um ambiente digital saudável. É muito importante buscar conhecimento, seguir especialistas sobre o assunto e estar informado(a) sobre as novas tecnologias, para não deixar que as crianças caiam nas armadilhas da internet.
Leia mais colunas da Vanessa:
:: Família nas redes sociais: conheça perfis de mães e pais para seguir no Instagram:: Dicas de apps e sites para facilitar a vida das mães multitarefas
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.