Você já deve ter ouvido falar nos benefícios da quiropraxia, área da saúde especializada em coluna e articulações. Você sabia que gestantes e bebês também sentem melhorias com a técnica?
Famosas como a cantora Sandy revelaram terem utilizado a especialidade durante a gestação, para diminuir o inchaço e a amenizar a dor nas articulações. Saiba mais sobre as vantagens dessa prática, com as dicas da quiropraxista Cassiane Fruhauf:
Pré e pós-parto
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças, inclusive em sua espinha dorsal, que sofre alterações para que o bebê cresça e se desenvolva. Com a ajuda do tratamento de quiropraxia é possível aliviar os sintomas que surgem devido ao aumento do peso corporal, da mudança do centro de gravidade, aumento dos seios e ajuda também no preparo do corpo para a hora do parto.
No pós-parto, a quiropraxia atua no relaxamento das tensões da nova rotina materna, ou seja, auxilia nas novas exigências para a coluna, em função das tarefas diárias, como amamentação, posição para pegar o bebê no colo, etc.
Quem pode fazer
A quiropraxia pode ser utilizada por pessoas de qualquer idade. No caso das gestantes pode ser feita em qualquer fase da gestação. Cabe ao quiropraxista, através de uma avaliação detalhada, identificar qual é a técnica adequada para cada paciente e se há alguma contraindicação.
Em bebês
Em crianças, a técnica pode ser realizada sem preocupação. No bebê, já pode ser feita logo após o parto, que muitas vezes pode ser traumático para sua coluna. Durante o seu processo de crescimento, a quiropraxia também é bastante útil, pois ao aprenderem a engatinhar e caminhar, as quedas tornam-se mais frequentes, podendo causar danos a coluna. E quanto antes tratar, melhor.
Mais colunas da Vanessa
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.