Nem sempre fazer com que as crianças se interessem por determinadas atividades é tarefa fácil. Às vezes, é preciso tornar esse momento mais atrativo e divertido para atrair a atenção da galerinha.
Por aqui, experimentei três brincadeiras que deram muito certo e que hoje vivido com vocês:
JOGO DA ALIMENTAÇÃO COM SPINNER
Que tal usar o brinquedo que é sensação entre os pequenos para ensiná-los a experimentar alimentos novos? A ideia é desenhar um painel com as comidas que você gostaria que seu filho experimentasse, deixando um espaço no centro para girar o spinner. Onde a flecha cair, indicará o alimento que ele terá que provar.
Ah, mas lembre-se de deixar uma coisa que ele já goste também. Por aqui, representamos com um coração e ele podia escolher entre chocolate ou iogurte.
Você vai precisar de:
- 1 spinner (ou uma garrafinha pet mesmo)
- cola
- figuras de alimentos
- canetinhas coloridas
- uma folha de cartolina ou papel grande para colar as imagens (eu optei por um EVA emborrachado)
TÊNIS DE PAPELÃO
Uma forma lúdica de ensinar as crianças a amarrarem seus próprios sapatos. Imprima o desenho do tênis (coloquei um molde aqui) e deixe a criança colorir. Depois, cole em um papelão, recorte e faça furos no local onde vai entrar o cadarço.
Você vai precisar de:
- Molde do tênis
- cola
- lápis de cor
- 1 pedaço de papelão
- cadarço
CALENDÁRIO MÁGICO
Esperar a data do aniversário, a visita de alguém especial ou o dia de uma viagem programada com a família nem sempre é simples para as crianças menores. Como eles ainda não têm noção da passagem de tempo, isso acaba gerando bastante ansiedade.
Montar um calendário com o dia em que estamos e o dia em que a atividade vai acontecer e ir colando adesivos até lá vai dando a sensação de proximidade.
Você vai precisar de:
- Uma folha de cartolina
- cola
- lápis de cor
- cartela de adesivos
E por aí? Essas brincadeiras também ajudam? Tem alguma para dividir com a gente? Pode me escrever no vanessa@maezinhavaicomasoutras.com.br
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.