Representante do Brasil no Miss Grand International 2024, a gaúcha Talita Hartmann, 27 anos, homenageou a artista plástica Tarsila do Amaral no desfile de traje típico do concurso, em andamento na Tailândia. A modelo pode se tornar a soberana mundial na grande final, marcada para a próxima sexta-feira (25).
A roupa, apresentada no último domingo (20) em uma das etapas da disputa, é uma criação do figurinista Bruno Oliveira. Com o traje, ele buscou destacar a cultura e a força da mulher brasileira na figura de Tarsila. A ideia era fugir do convencional e trazer uma nova representação do Brasil para além do Carnaval, da fauna e da flora.
— Eu diria que a Talita é a Tarsila de hoje, é a Tarsila do mundo miss. É uma mulher que sofreu, que amou, que possui uma bravura muito grande e que lutou. Foi um dos trajes mais aplaudidos da noite — pontuou Evandro Hazzy, presidente do Miss Grand Brasil.
Talita, que se diz uma grande fã da artista plástica, procurou transmitir valores perpetuados por ela ao longo de sua vida.
"Tarsila não foi apenas uma artista, mas uma mulher revolucionária, que usou seu talento para romper barreiras e apresentar ao mundo um Brasil vibrante e original. Inspirar-me em sua trajetória é levar ao palco a coragem e a criatividade brasileiras, mostrando que, assim como ela, somos capazes de inovar e deixar nossa marca", declarou a modelo no material de divulgação do figurino.
Balanço
Talita Hartmann está na Ásia desde o início de outubro. Além do desfile de traje típico, ela já participou das primeiras entrevistas com os jurados e fez o tradicional desfile de traje de banho.
Depois que venceu o Miss Grand Brasil em agosto, a gaúcha começou uma intensa preparação para o Miss Grand International, com aulas de aprimoramento do inglês, desenvoltura e passarela. Segundo Evandro Hazzy, esse processo está sendo notado nos palcos:
— A Talita mostrou a garra de uma mulher brasileira que tudo pode na vida, basta ter uma forte preparação. Ela está entre as cinco favoritas do Miss Grand International.
Ainda conforme o missólogo, para além da passarela, ela também tem conquistado os tailandeses e chegou a ser apelidada de "Tata".
— Ela é carismática, tem o coração muito bom. Eu acredito, no momento em que ela entrar, os tailandeses vão gritar muito o nome dela — afirma Hazzy.
Próximas etapas
A próxima fase do Miss Grand International é a etapa preliminar, prevista para ocorrer nesta terça-feira (22). Esse é o último estágio antes da final.
Assim como as demais representantes, Talita irá desfilar com uma roupa de abertura (definida pela organização do concurso), um novo desfile de traje de banho e, na sequência, apresentará o traje de gala.
Hazzy afirma que a gaúcha deve mostrar uma nova coreografia na passarela, além de um vestido que definiu como "irreverente" e "moderno", cheio de elegância e leveza. Outro ponto de destaque será evidenciar o rosto, os olhos claros e o sorriso da modelo.
— Eu diria que é o momento mais importante do concurso, é ali que eles tiram a vencedora. A Talita está preparada. O concurso de miss é estratégia, então nós temos que ser estratégicos para não errar, nem eu, nem ela. Ela no palco e eu na minha experiência no mundo miss. Acredito que ela vai ter o melhor vestido de gala, vai se apresentar de novo com traje de banho e vai arrasar em todas as entradas — declarou Hazzy.
O presidente do Miss Grand Brasil destaca que está com os pés no chão, afinal, sabe que qualquer coisa pode acontecer em um concurso de beleza. Mas isso não tira a grande expectativa para a coroação:
— Concurso é uma incógnita, é uma caixinha de surpresas. Estou indo com muita fé, esperança e a certeza de um trabalho incrível. Estamos com uma expectativa muito grande. Eu acredito em uma boa classificação.