Depois de 46 anos, o ator Jack Merrill revelou que foi sequestrado e violentado pelo serial killer John Wayne Gacy em 1978. O criminoso trabalhava como palhaço em festas de aniversário e eventos e foi condenado por matar 33 pessoas, entre homens e meninos, antes de ser preso e condenado à morte. Ele foi executado por meio de uma injeção letal em 1994, aos 52 anos.
Merrill trabalhou em diversas séries de TV, com participações em produções como Grey's Anatomy, Hannah Montana, Revenge e Games People Play, além de ter uma carreira no teatro. Ele contou a experiência de ter sobrevivido ao ataque do serial killer em entrevista exclusiva à revista People.
O ator tinha 19 anos quando Gacy o abordou e ofereceu uma carona a ele uma noite. No caminho, o criminoso dopou o jovem pressionando um pano com um líquido contra o rosto dele. Merrill acordou algemado e foi levado para a casa do criminoso, onde sofreu abuso sexual.
— Eu sabia que não podia irritar ele. Eu tinha que ignorar a situação e fingir que estava tudo bem — relatou Merrill, ressaltando que foi assim que sobreviveu durante a infância.
Gacy chegou a tirar as algemas após o jovem dizer que confiava nele. Os dois beberam cerveja e fumaram maconha, mas o serial killer voltou a algemá-lo e arrastá-lo para outro cômodo.
— Ele colocou uma engenhoca caseira em volta do meu pescoço. Tinha cordas e polias e passava pelas minhas costas e pelas minhas mãos algemadas de uma forma que se eu lutasse, eu sufocaria. Eu lutei em um ponto e comecei a perder ar. Ele enfiou uma arma na minha boca. Então ele me estuprou no quarto. Eu sabia que se eu lutasse com ele, eu não teria muita chance. Eu nunca surtei ou gritei — relatou o ator.
Depois de horas, Merrill notou que ele estava cansado e falou do nada: "Vou te levar para casa".
Gacy deixou o jovem próximo do local onde eles se encontraram e ainda entregou a ele um papel com o seu número de telefone, dizendo: "Talvez a gente se encontre outra vez". Ele contou que jogou o papel na privada ao chegar em casa e deu a descarga.
— Eu não chamei a polícia, eu não sabia que ele era um assassino na época. Fiz um pacto comigo mesmo que deixaria isso para trás. Não ia deixar a minha felicidade naquela casa.
Merrill acabou identificando o criminoso quando viu as notícias de que ele foi preso e encontraram corpos enterrados embaixo da casa. O ator ressaltou que não quis se identificar, a não ser que as autoridades precisassem dele para resolver o caso, mas não foi necessário. Ele afirmou que os estudos e trabalhos como ator o ajudaram a superar os traumas e que contou sobre o que passou com Gacy somente para amigos mais próximos.