O rei Charles III, 75 anos, será submetido a uma cirurgia na próstata na próxima semana, anunciou o Palácio de Buckingham nesta quarta-feira (17). O comunicado informa que a condição do monarca é benigna.
Ele passará por um procedimento de correção em razão de um aumento na próstata. Por conta da intervenção, o rei precisará adiar compromissos públicos que foram planejados anteriormente por um curto período para poder se recuperar.
"Tal como acontece com milhares de homens todos os anos, o rei tem procurado tratamento para o aumento da próstata. A condição é benigna e ele irá ao hospital na próxima semana para uma cirurgia corretiva", afirmou o Palácio.
De acordo com o Estadão, a publicidade em torno da cirurgia do rei é vista como uma oportunidade para incentivar outros homens a fazerem exames com base nas recomendações feitas por conselhos de saúde pública. O aumento benigno da próstata é comum entre aqueles com mais de 50 anos e afeta a forma de urinar. Geralmente, não representa um câncer nem uma ameaça séria à saúde, aponta o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS).
Essa não é a única condição de saúde que acomete a família real. Pouco antes do anúncio, o escritório de Kate Middleton, 42 anos, revelou que a princesa passou por uma cirurgia abdominal planejada na última terça-feira (16) e que permanecerá em um hospital privado em Londres por até duas semanas. A equipe não ofereceu mais detalhes, mas afirmou que o procedimento foi bem sucedido.
Kate pediu desculpas por adiar os compromissos futuros, e o palácio disse que ela não retornará às funções públicas até depois da Páscoa. "Ela espera que o público compreenda seu desejo de manter o máximo de normalidade possível para seus filhos; e seu desejo de que suas informações médicas pessoais permaneçam privadas", diz o comunicado.