O rei da Inglaterra, Charles III, trocou o tradicional pinheiro decorado que aparece ao fundo da mensagem de Natal exibida no dia 25 de dezembro em televisão aberta. Segundo informações da Revista People, o monarca recusou a tradicional árvore de plástico e pediu uma natural, que será replantada ao final das comemorações.
Conforme disse o Palácio de Buckingham em informações coletadas pela People, o Rei escolheu decorações "naturais e sustentáveis", como pinhas, enfeites de papel, madeira esculpida e laranjas secas.
O tema ambiental vem estando nos discursos de Charles desde que ele assumiu o trono, inclusive falando sobre o assunto na COP28, a Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em Dubai entre novembro e dezembro deste ano.
A transmissão da mensagem de Natal da família real é tradicional na Inglaterra desde a década de 1930. O pronunciamento de 2023 é o segundo de Charles enquanto Rei. Em 2022, um dos temas do discurso foi a morte da sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que aconteceu em setembro de 2022.