Em sua primeira passagem pelo Rio Grande do Sul desde que foi coroada, a Miss Brasil 2023, Maria Eduarda Brechane, aproveitou a tarde desta quinta-feira (17) para cumprir agenda em Porto Alegre. Um dos compromissos foi a visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde recebeu uma homenagem do parlamento gaúcho pela conquista do título nacional.
A distinção foi proposta pela deputada estadual Nadine Anflor (PSDB), que fez do evento uma oportunidade de encontro entre duas soberanas: Maria Brechane e Deise Nunes. No concurso de 1986, Deise foi a primeira mulher negra a ser coroada Miss Brasil.
Ao longo da tarde, a modelo de 19 anos também participou de evento na ala residencial do Palácio Piratini junto de autoridades, como o governador Eduardo Leite, e de outras Marias, também notáveis.
Em gesto simbólico, as apicultoras Maria Zilma dos Santos, de Dom Pedrito; Maria Lourdes Turatti Stefani, de Relvado; e Jessica Bettio Meneghini, de Coqueiro Baixo, passaram alguns momentos com a Miss Brasil 2023.
As trabalhadoras fazem parte da Afável, marca produtora de mel do Vale do Taquari cuja iguaria foi entregue pela modelo às demais candidatas do Miss Brasil, como uma forma de representar o Rio Grande do Sul.
— O mesmo presente que a miss entregou no concurso ela hoje deu ao governador Eduardo Leite e presenteou de volta às apicultoras, que ainda não haviam recebido esse kit personalizado. A ideia é dar visibilidade para o trabalho dessas mulheres e informar o consumidor sobre a qualidade do nosso mel — afirma Volmir Angelo Carboni, da Afável.
Miss Universo em vista
Maria Eduarda Brechane volta para São Paulo nesta sexta-feira (18). Por lá, a gaúcha intensificará as preparações para o Miss Universo 2023, que ocorre em 18 de novembro, em El Salvador.