Longe das novelas desde 2008, quando protagonizou Ciranda de Pedra (TV Globo), no papel de Laura, a atriz Ana Paula Arósio completa 47 anos de idade neste sábado (16). Ela rompeu contrato com a TV Globo por vontade própria. Em 2020, chegou a aparecer na emissora em um comercial. Mas preferiu adotar uma vida longe dos holofotes: como produtora rural de cana-de-açúcar, além de criação de equinos, caprinos e suínos., em sítios no Brasil e na Inglaterra.
Tudo começou depois que Ana Paula participou da minissérie Na Forma da Lei, em 2010. Ao encerrar contrato com a emissora, foi morar em um sítio ee Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. E foi no local que ela se casou com o arquiteto e cavaleiro Henrique Plombon Pinheiro.
Arósio ficou no interior de SP até o final de 2013, quando se mudou com o marido para a zona rural de Swindon, na Inglaterra. No Festival do Rio 2015, ela estava no Brasil para promover o lançamento do filme A Floresta Que Se Move, de Vinícius Coimbra, onde interpretou a poderosa Clara, no longa que é uma adaptação contemporânea da peça Macbeth, de William Shakespeare. Foi seu primeiro grande trabalho desde a saída da Globo.
Ana Paula estava na Inglaterra com o marido quando foi convidada para atuar no filme, mas as primeiras conversas com o diretor ocorreram na Escócia, onde também foram gravadas cenas. Foi com A Floresta Que Se Move que ela voltou a aparecer, quando o filme foi exibido na TV aberta, há um ano. Atualmente, o longa de 2015 está disponível na plataforma de streaming brasileira Looke.
Fora das telonas, a artista acompanhou Henrique nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. O atleta foi medalha de prata pelo Brasil em uma prova por equipes do hipismo.
Participação em comercial
Há quase dois anos, em agosto de 2020, a atriz voltou à televisão em pleno horário nobre para um comercial exibido no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo. Na peça, ela brinca com o "sumiço" das novelas e diz que voltará para seu "sabático em Shangri-lá". A propaganda era do banco Santander e tinha, além dela, a atriz Samantha Schmütz e o ator Robson Nunes. Eles apresentam Arósio como "sumida" e "xodó do Brasil".