A reaparição de Ana Paula Arósio na TV durante um comercial causou um alvoroço nas redes sociais. O nome da atriz aparece entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil desde a noite desta terça-feira (25).
O motivo é mais do que claro: rosto querido e conhecido do público, Ana Paula estava longe das telinhas há 10 anos. Sua última participação na dramaturgia foi na série Na Forma da Lei (2010).
De lá para cá, fez alguns trabalhos no cinema, mas sempre longe dos holofotes e da mídia. Ela resolveu se isolar por um período no interior de São Paulo e, mais recentemente, em Londres, na Inglaterra, onde mora até hoje com o marido, Henrique Plombon Pinheiro.
Seu retorno à TV causou certa nostalgia no público, que começou a exaltar as personagens interpretadas pela atriz. Em seu currículo, Ana Paula Arósio tem cinco novelas, quatro minisséries e dois seriados (todos na Globo), além de participações especiais em outros programas e comerciais. Relembre os principais:
Hilda Furacão
A minissérie de 1998 foi a responsável por colocar o rosto da atriz na dramaturgia da Globo pela primeira vez. Em Hilda Furacão, Ana Paula Arósio, então com 22 anos, viveu a protagonista Hilda Gualtieri Müller, uma bela moça da alta sociedade que desiste do casamento no dia da cerimônia, rompe com a família e vai morar na zona boêmia e de prostituição de Belo Horizonte.
Terra Nostra
Giuliana talvez seja a personagem de Ana Paula mais querida pelo público noveleiro. Em 1999, Terra Nostra ia ao ar na faixa das 21h para contar a dura trajetória dos italianos que vieram morar no Brasil no final do século XIX. Filha de imigrantes, Giuliana se apaixona pelo também italiano Matteo (Thiago Lacerda) no navio que os levava a terras desconhecidas em busca de oportunidade de trabalho. Porém, ao chegar aqui, os dois tomam rumos diferentes.
Os Maias
Na minissérie de 2001, baseada no romance do escritor português Eça de Queiroz, Ana Paula Arósio viveu Maria Eduarda, jovem que vai morar em Lisboa acompanhada do marido, o comerciante brasileiro Castro Gomes (Paulo Betti), e da filha, Rosa (Isabelle Drummond). Ela começa a lidar com uma paixão arrebatadora por Carlos Eduardo (Fábio Assunção). Ao final da trama, porém, os dois descobrem que são irmãos. A revelação foi mostrada em uma das cenas mais fortes e emocionantes de Os Maias.
Outros papéis
Ana Paula Arósio também é lembrada por seu papel em Esperança (2002), onde viveu a jovem Camille, que se apaixona pelo protagonista Toni (Reynaldo Gianecchini). Em Páginas da Vida (2006), novela de Manoel Carlos, a atriz interpretou Olívia, proprietária de uma galeria de arte. Também trabalhou em Celebridade (2003), no remake de Ciranda de Pedra (2008) e nas minisséries Um Só Coração (2004) e Mad Maria (2005).