Pela primeira vez, a fabricante de brinquedos Mattel homenageia uma mulher transexual com uma boneca Barbie. O lançamento, que comemora os 50 anos da atriz Laverne Cox e faz parte da linha "Tribute Collection", foi anunciado nesta quarta-feira (25).
"Como atriz quatro vezes indicada ao Emmy, produtora vencedora do Emmy e a primeira mulher transgênero de cor a ter um papel de liderança em um programa de TV, Laverne Cox usa sua voz para amplificar a mensagem de ir além das expectativas da sociedade para viver mais autenticamente", diz o texto no site da marca ao descrever o produto. A boneca da atriz vem com um vestido vermelho escuro com saia de tule sobre um body metálico.
A empresa também está fazendo uma campanha de doações para a ONG TransFamilySOS.
Em entrevista à revista Marie Claire, Laverne afirmou que "não tinha permissão para brincar com Barbies quando era criança" e que a homenagem é algo "surreal" e "uma incrível honra".
— Quando eu tinha trinta e poucos anos, meu terapeuta me lembrou que nunca é tarde demais para se ter uma infância e que eu deveria sair e comprar Barbies e brincar com elas como uma forma de curar minha criança interior e meu trauma de infância. Foi o que fiz — relatou a estrela de Orange Is The New Black e Inventando Anna.
Laverne Cox, que completa cinco décadas de vida no dia 29 de maio, já quebrou diversas barreiras para pessoas trans ao longo de sua carreira. Em 2015, foi a primeira transexual a ganhar estátua no museu Madame Tussauds. Além disso, foi a primeira trans a aparecer na capa da revista Time e a ser indicada ao Emmy.