Nesta quarta-feira (11), a Mattel anunciou o lançamento de novas bonecas em sua linha Barbie Fashionista. A nova edição busca aumentar a representatividade dos brinquedos. Entre as novidades, está a primeira Barbie da história com aparelhos auditivos atrás da orelha, além de uma boneca com perna protética e uma versão do Ken com vitiligo.
Para garantir que os aparelhos fossem retratados com precisão no lançamento, a marca consultou a especialista Jen Richardson, líder em audiologia educacional.
"Estou honrada por ter trabalhado com a Barbie para criar um reflexo preciso de uma boneca com aparelhos auditivos atrás da orelha", disse ela em comunicado.
"Como uma fonoaudióloga educacional com mais de 18 anos de experiência trabalhando na defesa da perda auditiva, é inspirador ver aqueles que sofrem de perda auditiva refletidos em uma boneca", completou.
A vice-presidente executiva da Mattel e chefe global da Barbie Lisa McKnight também comentou sobre a importância da representatividade para as crianças em um comunicado.
"É importante que as crianças se vejam refletidas no produto e incentivem a brincadeira com bonecas que não se parecem com elas para ajudá-las a entender e celebrar a importância da inclusão", afirmou.
Em 2020, a Mattel já havia produzido uma boneca Barbie com vitiligo para "permitir que as crianças reproduzam ainda mais histórias que veem no mundo ao seu redor", de acordo com um comunicado à imprensa. Este ano, decidiram expandir a oferta para incluir um boneco Ken com vitiligo.
As novas bonecas, que estarão disponíveis para compra em junho, também foram celebradas nas redes sociais da marca.
"Mergulhe na nova Barbie Fashion Dolls - nossa linha de bonecas mais diversificada e inclusiva, oferecendo uma variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas, para inspirar ainda mais histórias", diz a publicação.