A ex-Spice Girls Mel B, 46 anos, revelou recentemente que ainda sofre com traumas decorrentes de um relacionamento abusivo. A cantora esteve casada com o empresário Stephen Belafonte durante 10 anos e, nesse período, conta ter passado por abusos físicos e psicológicos.
Mesmo após o fim do casamento, em 2017, Mel relata que ainda acorda de madrugada assustada com fragmentos de imagens e sons de abusos sofridos. Apesar de ser difícil reviver o passado, a artista reconhece que é preciso enfrentar os traumas e falar sobre o assunto para amparar outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encorajá-las a denunciar os agressores.
— Eu sei que muitas mulheres que são estupradas e abusadas dentro de relacionamentos se sentem impotentes e invisíveis, e é por isso que estou falando — afirmou ao The Sun.
Após a separação, a artista escreveu o livro Brutally Honest (Brutalmente Honesto, em português), em que relata algumas situações abusivas que sofreu. De acordo com Mel, o ex-marido chegou a dizer que não adiantava ela contar para alguém o que estava passando, pois, as pessoas não acreditariam nela sem a existência de provas e, com isso, ela acabaria manchando a sua imagem artística.
Durante a produção do livro, a equipe envolvida teve que conversar com amigos e familiares de Mel para completar as lacunas da história. Muitas situações haviam sido esquecidas pela cantora ou ela só lembrava de fragmentos.
— Coisas aconteceram entre mim e meu ex (Stephen Belafonte) que ainda não me lembro totalmente até hoje porque o trauma pós-abuso pode durar a vida toda — explicou.
Em um trecho da obra, a cantora falou sobre a perda de sua autoestima e o período em que se isolou da própria família. Nesta época, também começou a fazer uso de drogas e bebidas alcoólicas. Durante o relacionamento, chegou a ser abusada sexualmente enquanto ainda estava sob os efeitos dos entorpecentes.
Atualmente, a filha Phoenix, 22 anos, que testemunhou algumas agressões contra a mãe, dá palestras em escolas infantis sobre consentimento e abusos. Mel atua como embaixadora da instituição britânica de apoio às mulheres, Women's Aid (Auxílio Feminino, em português).
A cantora e a filha também aderiram recentemente à campanha No Means No (Não Significa Não, em tradução livre), promovida pelo jornal britânico The Sun. A ação tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância de denunciarem abusos decorrentes de relações tóxicas.