As atrizes Beth Goulart, 60 anos, e Vanessa Goulart, 46 anos — filha e neta de Nicette Bruno, respectivamente — homenagearam a artista nas redes sociais. Nicette faleceu em dezembro de 2020 em decorrência de complicações causadas pela covid-19, e completaria 89 anos nesta sexta-feira (7).
Beth Goulart publicou nas redes sociais uma foto sorrindo e de mãos dadas com Nicette. Na legenda, a atriz manifestou a saudade que sente da mãe e trouxe reflexões sobre a vida após a morte:
"Feliz aniversário minha mãe, normalmente estaríamos comemorando seu dia com muita alegria, com muito amor e carinho. Na dimensão do espírito, o tempo não existe, mas para nós a contagem de cada ano é motivo de alegria e gratidão pela convivência, pelos aprendizados, pela parceria, pela oportunidade de crescimento que vivemos juntos. Hoje em sua nova morada de luz, receba meu amor imenso, minha gratidão e a minha saudade".
Vanessa Goulart postou no feed do Instagram uma foto em preto e branco em que aparece sentada ao lado da avó. Na legenda, a neta exalta as características de Nicette e agradece pelos ensinamentos que a artista deixou. "Sua entrada nesse mundo que você ajudou a melhorar com sua generosidade, sua alegria, sua luz. Viva Nicette! Vamos te celebrar sempre. Obrigada por me mostrar a direção. Sigo sempre nela!", escreveu na legenda.
Acompanhe as homenagens:
Carreira artística
Nicette Xavier Miessa, conhecida no meio artístico como Nicette Bruno, nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, no dia 7 de janeiro de 1933. A atriz era filha única da atriz Eleonor Bruno e de Sinésio Campos Xavier.
Ainda menina, Nicette começou a se dedicar às artes. Com apenas quatro anos, já declamava poesias e cantava. Começou a estudar piano no Conservatório Nacional e se apresentava na Rádio Guanabara. Com seis anos, começou a fazer aulas de balé no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A carreira de Nicette como atriz iniciou quando ela tinha 11 anos. Nessa época, ela ingressou no grupo de teatro da Associação Cristã dos Moços. Aos 14, já era profissional, contratada pela Companhia Dulcina-Odilon, da atriz Dulcina de Morais. Sua estreia ocorreu em 1947, quando interpretou Ordelha, na peça A Filha de Iório. Com essa atuação, ela conquistou a medalha de ouro de Atriz Revelação pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT).
Durante a adolescência, Nicette atuou em diversas peças teatrais, entre elas, Dias Felizes, 3200 Metros de Altitude e Já é de Manhã no Mar.
Foi em 1952, durante a peça Senhorita Minha Mãe, que conheceu o ator Paulo Goulart. Dois anos depois, os artistas se casaram. Da relação, nasceram os filhos Bárbara Bruno, Beth Goulart e Paulo Goulart Filho.
Na televisão, esteve em novelas como Selva de Pedra, Rainha da Sucata e O Amor Está no Ar. Em Sítio do Picapau Amarelo, deu vida à personagem Dona Benta.
Perdeu seu companheiro de vida, Paulo, em 2014 — devido a um câncer renal avançado. E em 2020, aos 87 anos, Nicette faleceu após ficar quase um mês internada por conta da covid-19.