Se em algum momento a carreira de modelo já teve prazo de validade, hoje em dia é cada vez mais comum vermos rostos conhecidos (e lindos!) por muitos anos enquanto estampam capas de revista, editorais de moda e campanhas publicitárias mundo afora.
Listamos algumas modelos que já passaram dos 40 anos e que inspiram mulheres ao seguirem em alta. Confira:
A über model natural de Horizontina comemorou seus 41 anos em julho deste ano. Na currículo, a gaúcha carrega o título de maior modelo de todos os tempos. Na vida, aprendizados e mudanças que a transformaram em uma referência no mundo inteiro - seja por seu lifestyle zen e saudável ou por suas reflexões sobre o meio ambiente. Sua emocionante despedida das passarelas foi em 2015, para a Colcci, durante a São Paulo Fashion Week, mas ela segue sendo um dos rostos mais caros do mercado.
Shirley Mallmann
A gaúcha foi a precursora da seleção de tops brasileiras que conquistaram o mercado internacional no início dos anos 2000. Hoje com 44 anos, a ex-costureira de uma fábrica de calçados no interior do Rio Grande do Sul segue estampando capas de revistas e campanhas mundo afora.
Em março deste ano, aos 59 anos, a modelo e empresária posou nua em uma edição especial da revista Elle para celebrar os 50 anos de Bob Wolfenson, um dos mais renomados fotógrafos do mundo. Ao compartilhar o registro no seu Instagram, falou sobre o trabalho:
"Me orgulho de posar nua perto dos 60, entrando na terceira idade. Não exatamente por eu ter sido modelo e talvez estar em forma, mas por me sentir bem com meu corpo, minha alma e o meu momento. Hoje, tenho convicção de que existe espaço para todos mostrarem seus corpos, se assim o quiserem, longe dos preconceitos e da objetificação".
Aos 14 anos, o rosto de Bruna já conquistava o Brasil com seu trabalho de modelo. Nos anos seguintes, ela se consolidaria também como atriz, escritora, produtora, apresentadora e roteirista. Hoje, aos 69 anos, a artista segue deslumbrando os fãs com seus cliques nas redes sociais. Em entrevista à revista Marie Claire em abril deste ano, Bruna abriu o jogo em relação aos comentários sobre sua "beleza eterna". Ela afirmou que a aparência não é o foco da sua atenção, mas serve para a manutenção da autoestima.
— Não me incomoda. Dão força para isso, é um reconhecimento generoso e me ajuda a me sentir bem. Não reclamo, mas não foco minha vida nisso. Meu foco principal hoje é trabalho. Escrevo séries, faço palestras, é um volume grande de trabalho.
No início do ano, também movimentou a internet ao compartilhar em seu Instagram uma imagem de biquíni. A surpresa foi o relato dos bastidores da postagem, envolvendo seu marido, o também ator Carlos Alberto Riccelli.
"O Ri tirou essa foto, eu não gostei e pedi pra deletar. Ele foi contra e pediu pra postar. Divergências de casal (risos)", contou para os seguidores.
O desempate ficou por conta de sua assistente, que votou pela publicação do registro praiano.
Um dos maiores símbolos de beleza da década de 1990, a top model, hoje com 55 anos, posou nua pela primeira vez em 2019. Na ocasião, ao falar sobre a imagem para a revista PorterEdit, ela refletiu sobre o passar do tempo e a cobrança sobre as mulheres.
— Com que idade deixa de ficar bonito ficar nua? Existe uma data de validade para nós? Não tenho a mesma aparência que tinha aos 20, 30 ou mesmo 40 anos. Mas, se cuidarmos de nós mesmos, por que não? — questionou.
Atualmente, Cindy segue em alta estrelando capas de revista, editoriais e campanhas publicitárias. Inclusive, na última semana, reproduziu o look do clássico comercial que estrelou para a marca de refrigerante Pepsi no ano de 1992. Na sessão de fotos, ela aparece vestindo body branco e shorts jeans ao lado de um carro vintage no mesmo local em que o famoso vídeo foi filmado, o Halfway House Cafe.
Naomi foi a primeira e única mulher negra a ganhar o título de "supermodel" – mas não fez sucesso apenas nas passarelas e capas de revista. Ela já atuou em filmes, séries e videoclipes, comandou um reality show na TV e até lançou um CD (Babywoman, em 1994). Nascida em Londres, a britânica, de 51 anos, começou a carreira na moda nos anos 1980 e é a modelo negra que mais estampou capas de revistas da história - ao todo, foram mais de 500.
Hoje, atua como colaboradora na edição da Vogue inglesa e comanda uma ONG chamada Fashion for Relief, que ajuda financeiramente vítimas de desastres naturais. Segue estrelando campanhas e participando de eventos de moda, e também desfilando.