Aos 18 anos, o gaúcho João Knorr é o único brasileiro a figurar na Hot List, um ranking dos 50 modelos homens mais promissores do mundo elaborado pelo portal Models, o mais importante termômetro do mercado da moda. Ele ainda ganhou o título de Modelo do Ano, conquistado por meio de uma votação popular feita no mesmo site.
João tem nos cabelos platinados sua principal marca. Mas é fácil entender por que faz sucesso: com 1,88 de altura, olhos azuis e corpo de atleta, chama atenção sem muito esforço.
O jovem natural de Panambi, a cerca de 370 quilômetros de Porto Alegre – a mesma terra de Carol Trentini, importante frisar –, despontou na carreira internacional neste ano. Em janeiro, quando ainda tinha 17 anos, trocou o interior do Rio Grande do Sul pela Europa.
Em Milão, rapidamente caiu nas graças de ninguém menos que Donatella Versace. Tornou-se garoto-propaganda da grife italiana, abriu o desfile de inverno 2018 e, desde então, tem seu nome praticamente garantido nos castings.
– Não esperava isso. Tudo aconteceu muito rápido. Fiz o teste e a Donatella gostou muito de mim. Fiz duas campanhas para a Versace e participei dos desfiles. Ela foi, sem dúvida, uma das responsáveis pelo meu grande ano – afirma, modesto, o rapaz.
Além da Versace, João já estrelou campanhas para grifes como Tom Ford, Dsquared² e Philipp Plein, além de ter desfilado para Dolce & Gabbana, Balmain e Jeremy Scott, ao lado de tops renomadas como Gigi Hadid.
Mas ser modelo não estava nos planos de João. Jogou tênis profissionalmente dos 12 ao 15 anos e vôlei dos 15 aos 17. Integrou, inclusive, a seleção gaúcha. Era adolescente quando saiu de casa com objetivo de ser atleta.
– O esporte me ensinou o significado de características como obstinação e o resultado disso. Agradeço ao esporte por isso Sem falar que aprendi desde cedo a me virar sozinho. Amadureci muito com a distancia da família. Tive que me tornar independente – conta João à Revista Donna.
A indicação de uma amiga contratada pela JOY Model fez o rumo de João mudar das quadras para as passarelas.
– Eu me joguei de cabeça na carreira de modelo. Estou muito focado – afirma o modelo.
Enquanto tira uns dias de férias em sua terra natal, João descansa para recarregar as energias para os compromissos do próximo ano. Na agenda ele já tem um evento importante: a New York Fashion Week, em fevereiro de 2019.