O ator Fábio Assunção está de aniversário e completa 50 anos nesta terça-feira (10). Recentemente, o artista mudou seu estilo de vida, após anos de luta contra a dependência química. Com a prática regular de exercícios físicos, perdeu 27 quilos, parou de beber, adotou uma alimentação mais saudável e encontrou respostas na espiritualidade. Também se casou com a advogada Ana Verena Pinheiro e teve seu terceiro filho.
Para celebrar a data, reunimos cinco vezes em que o artista foi uma inspiração para os fãs ao virar exemplo de superação. Confira:
Zoeira que virou doação
Em 2019, o ator fez um acordo com os músicos Gabriel Bartze e Bruno Magnata, da banda La Fúria, autores de uma música que leva seu nome e menciona sua dependência química. Todo o valor arrecadado com a canção foi doado para duas instituições que tratam dependentes químicos e alcoólicos. Intitulada Fábio Assunção, a letra diz: "Hoje eu vou beber, hoje eu vou ficar locão".
— Antes de qualquer coisa, eu preciso falar com as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu. Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zoeira com a nossa dor. Minha preocupação é com quem sente na pele a dor de ser quem é. Com as suas famílias — disse o ator na ocasião em vídeo publicado no seu Instagram.
— Para além disso, quero dizer que jamais me passou pela cabeça censurar a criatividade das pessoas, quando vi a tal "zoeira" tomar proporções gigantescas como a música. Mas entre não censurar e deixar de conscientizar, existe um abismo que não me conforta — completou.
Recuperação e elogios na internet
O nome de Fábio virou um dos assuntos mais comentados no Twitter em junho do ano passado. Na rede social, multiplicaram-se comentários exaltando a nova fase da vida do ator. A "onda de empatia" começou com uma postagem do professor cearense Cadorno Teles, que convidou os usuários do Twitter a "viralizarem o Fábio Assunção sóbrio".
"Só por hoje, ele vem ganhando a batalha contra a dependência química. É mais engraçado postar ele doidão né? Só quem já teve parentes e amigos que sentiram na pele para aplaudir de pé essa fase dele. Recuperação", escreveu ele.
Nas redes sociais e em entrevistas da época, Fábio vinha mostrando um pouco mais de seus novos hábitos de vida. Quem o segue em seu perfil no Instagram, por exemplo, que contabiliza mais de três milhões de fãs, acompanhou o início da rotina de treinos do ator, que são compartilhados com frequência. Em um vídeo publicado na rede social, Fábio também emocionou os fãs ao publicar um desabafo sobre o momento de transformação que está vivendo:
— Fiz uma mudança na minha vida, com alimento mais saudável, que me preenche, me deixou mais leve. Isso, claro, transformou também a minha mente, deixando ela mais leve, mais produtiva — disse.
Novos hábitos
Em agosto do ano passado, o ator também falou sobre seu novo estilo de vida em entrevista ao jornal O Globo. Na conversa, contou que a mudança começou com exercícios físicos e dieta rigorosa como preparação para a série Fim, interrompida em razão da pandemia. O trabalho disciplinar durou cinco meses.
— Começou com exercício aeróbico e alimentação cuidada. Só de desintoxicação carbogênica foram 38 dias. À noite, só tomo uma sopa. Neste momento, trabalho o ganho de massa muscular, como o dobro que estava comendo. Isso me trouxe leveza corporal. A minha relação com alimento mudou. Abri mão de pão, pizza, de muita coisa gostosa. Mas acabei pegando gosto pelos alimentos verdes — relatou.
A nova rotina fez com que Fabio se sentisse em paz e "no controle" de sua vida.
— Meus hábitos e meus horários mudaram. Essa leveza acelerou meu metabolismo, estou pensando com mais clareza. Esse Fabio está percebendo coisas que não apreciava antes. Estou voltado para o que está acontecendo hoje, sorridente, pensando "eu existo", estou em paz, no controle da minha vida e vendo para onde o mundo está indo — refletiu.
Espiritualidade
Na mesma entrevista, Fábio contou que estava estudando ifismo (uma filosofia religiosa africana), além de direitos humanos e história da política brasileira.
— Essa parada do mundo me deu tempo também para olhar dentro de mim. Juntar saúde, alimentação, espiritualidade, uma cabeça mais tranquila. Trouxe silêncio, paz. Não no sentido de estagnação. Tem uma música da Bethânia chamada Carta de Amor, que fala: “Eu sou haste fina que se enverga com o vento, mas que nem o machado corta”. Acho isso lindo, porque eu me sinto muito flexível. Me sinto preparado para o que vem por aí e estou vivendo o presente — afirmou.
Já em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no dia 5 de junho do ano passado, Fábio também contou que adotar uma alimentação mais leve lhe proporcionou uma melhora nos sintomas da ansiedade. Desde fevereiro de 2020, ele encontrou "um caminho de espiritualidade":
— Já recorri, durante a minha vida, a médicos e tratamentos, e agora estou vendo que as coisas são mais simples através da espiritualidade, de você elevar o pensamento e pensar na vida em coletivo. Acho que estamos em um momento de transformação do mundo. Esse vírus não veio à toa, veio para transformar o mundo. A gente teve que se isolar para pensar no coletivo. Eu estou tentando ver onde está o ensinamento disso.
Reencontro com fã debutante
Em setembro do ano passado, depois da foto de um baile de debutante viralizar nas redes sociais, Fábio e Sabrina Tonial, fã gaúcha do ator e a aniversariante em questão, se reencontraram de forma virtual no programa É de Casa, da Rede Globo. A festa ocorreu em 1993, em Novo Hamburgo, quando Sabrina fez 15 anos e chamou o ator para ser o "príncipe".
A história viralizou depois que a filha de Sabrina, Mariana Costa, então com 14 anos, postou uma foto da mãe com Fábio nas redes.
O ator respondeu a mensagem.
"Mary! Adorei! A gente precisa sonhar sempre! Pode ter certeza que, ainda por coisas diferentes, eu e sua mãe estávamos sonhando naquele dia! E, pela foto, a alegria estava presente. Voei no tempo agora e continuo cheio de planos. Espero que sua mãe esteja bem", escreveu ele.
No programa, de forma online, ele conversou com mãe e filha:
— Que história sensacional. Me emocionou também. O que a gente estava pensando naquele momento? Para mim, fui convidado para fazer o baile, estive no baile, provavelmente depois entrei no avião, voltei para casa e no dia seguinte provavelmente estava gravando. Mas eu vi a beleza daquele dia, porque você dizer que o que mais te emocionou no post foi ver sua mãe homenageada... achei tão incrível essa história — disse o ator.