Em dezembro do ano passado, a atriz Erika Januza, de 36 anos, se declarou pela primeira vez publicamente ao namorado, Juan Nakamura, de 22, em um post no Instagram. Juan é filho de Carol Nakamura, atriz e ex-bailarina do Programa do Faustão. Desde então, a artista falou diversas vezes em entrevistas sobre a diferença de idade dos dois.
Erika e Juan já estão juntos há um ano e quatro meses. No mês passado, à colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a atriz relatou que, no início, ficou preocupada por conta da idade.
— Era meu medo, mas nunca atrapalhou em nada, pelo contrário. Nós combinamos, gostamos das mesmas coisas. A Carol me mostrou foto do Juan quando ele tinha 16 anos. Eu falei: "Nossa, você tem um filho desse tamanho". Não imaginei o que aconteceria anos depois. Fugi, relutei, porque ele é muito novo. No fim das contas, estamos aí, felizes da vida — contou.
Depois, ainda garantiu que os 14 anos de diferença não pesam na relação.
— Sempre me relacionei com pessoas mais velhas. Eu pensava: "Homem mais novo vai me dar muito trabalho". Eu sou mais focada, quieta. Então, acreditava que não daria certo. Mas isso é muito relativo. Às vezes um cara mais velho está no oba oba. O Juan também é quieto, tem o mesmo temperamento que eu. Os 14 anos de diferença não pesam. Pode ser que daqui a seis ou sete anos comecem a pesar — concluiu.
Assim como ela, outras famosas também engataram namoro com homens mais novos - e, mesmo ouvindo comentários maldosos de terceiros, mostraram que idade não precisa significar nada mais do que um número na identidade. Confira:
Fátima Bernardes
A jornalista Fátima Bernardes, hoje com 58 anos, assumiu o relacionamento com deputado federal Túlio Gadelha, de 33, em novembro de 2017. Ela e o pernambucano se conheceram por acaso, em um evento com amigos.
O primeiro beijo do casal, entretanto, ainda demorou para acontecer. De acordo com Fátima, os dois passaram mais de 40 dias conversando por mensagens, até que Túlio resolveu que já era hora deles se verem pessoalmente. Ela avisou os filhos que receberia um amigo para "conhecer melhor". O relacionamento só chegou ao conhecimento do público, entretanto, após um flagra no Cinema na Gávea, no Rio de Janeiro. A jornalista contou que os dois chegaram separados, para tentar enganar os paparazzi, mas a tática não funcionou.
— Não sabíamos como agir, havia intimidade nas mensagens, mas não pessoalmente. Demos dois beijos e entramos. Lá dentro, rolou. E ele já saiu me dando a mão. Pronto, bastou. À noite, estávamos jantando, ele foi ao banheiro, eu peguei o celular e vi a mensagem de uma amiga: "Quer dizer que tenho que saber pela globo.com?". Abri a internet e nossa foto estava em todos os sites. Nesse dia, começamos a namorar —relatou em entrevista em entrevista a Marina Caruso, do jornal O Globo, em 2018.
Na conversa, a apresentadora aproveitou para declarar que não se importa com a diferença de idade com Túlio, que é 25 anos mais novo que ela:
— Não penso nisso. Não nos vemos com essa diferença de 25 anos, nem nossas famílias.
Em março deste ano, ao compartilhar uma foto ao lado do amado, a jornalista recebeu uma crítica de uma seguidora sobre o relacionamento.
"Nada a ver este casal. Ele ainda é um menino de 32 anos, ela uma mulher madura com quase 60 anos. Não sou preconceituosa, mas as cabeças, gerações, são outras de cada um. Por favor", opinou.
Fátima então rebateu, explicando por que a idade de Túlio não importa:
"Respeito sua opinião, mas, quando há amor, essas diferenças desaparecem. Pode acreditar", garantiu.
Tatá Werneck
A apresentadora e humorista Tatá Werneck , de 37 anos, é casada com o ator Rafael Vitti, de 25. Os dois são pais da pequena Clara Maria, de um aninho. Em 2018, Tatá discorreu sobre a diferença de idade entre eles ao surpreender o então namorado enquanto ele concedia uma entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, ao lado do pai, João Vitti, para falar sobre a peça Senhora dos Afogados, que estava em cartaz no Theatro São Pedro. Depois de ouvir uma declaração de Rafa, emocionada, Tata falou:
— Eu não me imaginava com uma pessoa mais nova, eu me descobri preconceituosa, que tinha um monte de lixo na cabeça em relação a um monte de coisa que somos educados a pensar. Caráter e coração não tem idade, a alma do Rafa que é única, como de todo mundo. Mas a dele realmente tive oportunidade de conhecer, e é muito apaixonante. Eu seria apaixonada e louca por você com 22 anos ou com 70 anos — afirmou.
OS dois estão juntos desde janeiro de 2017. Em 2019, trocaram alianças em segredo antes do nascimento da filha.
Heidi Klum
Em 2018, a modelo Heidi Klum, hoje com 48 anos, falou pela primeira vez sobre a repercussão de estar namorando um homem 17 anos mais jovem do que ela, o músico Tom Kaulitz, de 31.
— Meu namorado é muitos anos mais novo do que eu e muitas pessoas estão questionando isso. Essa é realmente a única vez em que a idade parece ser jogada na minha cara e eu tenho que dar uma resposta — disse ela em entrevista à revista In Style.
— Você tem que viver uma vida feliz sem se preocupar muito com o que as pessoas pensam, porque se você se preocupar, só vai lhe dar mais rugas — completou.
A primeira vez que a alemã apareceu com o namorado foi em um evento foi durante o Festival de Cannes, na França, em maio de 2018. Os dois estão juntos até hoje.
Demi Moore
A atriz Demi Moore, hoje com 58 anos, foi casada por oito anos com o ator Ashton Kutcher, de 43. Em 2019, ao jornal The New York Times, a artista falou sobre a diferença de idade de 15 anos entre eles:
— Era como se eu pudesse voltar no tempo e experimentar como era ser jovem com ele — refletiu ela.
Na conversa, a atriz ainda revelou que sofreu um aborto ainda no início do relacionamento, e que o ator a traiu, o que teria motivado a separação dos dois em 2013.
Marília Gabriela
A apresentadora e jornalista Marília Gabriela, de 73 anos, e o ator Reynaldo Gianecchini, de 48, foram casados por sete anos. Apesar de o relacionamento ter chegado ao fim em 2006, os dois continuam amigos e frequentemente aparecem juntos nas redes sociais. No fim do ano passado, o ex-casal inclusive falou sobre o fim da relação em uma participação especial no canal do Youtube de Theodoro Cochrane, filho de Marília.
— Quando a gente terminou, não era por falta de amor. Isso ficou muito claro. No dia da separação, a gente chorou muito, se amparou. Senti que tinham caminhos que pareciam estar gritando para lados diferentes. Poderia ficar casado a vida inteira, tenho certeza disso, mas um lado meu sabia que precisava sair daquele castelinho, estava muito protegido, e ir viver uma vida — refletiu o ator.
— Não lembro mais de como é estar apaixonado. Faz muito tempo que não sou mais aquele cara que vai se apaixonar a cada esquina. Tenho que ter aquele encontro (...) Sou mais racional. Para me tirar desse lugar tem que ser uma pancada.
Na conversa, Marília também afirmou que os comentários sobre as cenas de beijos de Gianecchini com Vera Fischer na novela Laços de Família (2000 - 2001) e o assédio das mulheres mais novas ao mais novo galã da televisão incomodaram na época.
— A gente era um casal tão amigo que ele chegava e contava, sabe? Contava da estranheza e depois sobre como ficou. A gente conversava sobre tudo o que acontecia. O que não gostei foi do buchicho, da loucura, da procura do escândalo, o fato de ele ter virado um galã. Porque ele apareceu e virou! Porque a gente era muito feliz durante um ano e meio quando ele trabalhava em teatro. Apareceu a primeira vez... Aí começou o bombardeio. As meninas muito jovens começaram a me ofender, a escrever coisas. Era o começo da comunicação pela internet. Não foi legal — declarou.