Nasceu, às 11h40min de sexta-feira (4), a filha do príncipe Harry e da esposa, Meghan Markle. Ela veio ao mundo sob os cuidados de médicos e funcionários do Hospital Santa Barbara Cottage, em Santa Bárbara, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, onde o casal vive atualmente com o primeiro filho, o pequeno Archie, de dois anos. A chegada da pequena foi comunicada neste domingo (6).
A escolha do nome, Lilibet “Lili” Diana Mountbatten-Windsor, é uma homenagem à rainha Elizabeth e à princesa Diana. O primeiro nome faz referência ao apelido que a bisavó recebeu de sua família, que é Lilibet. Já o do meio, Diana, foi escolhido em homenagem a sua avó, a princesa de Gales, falecida em 1997.
Mas, afinal, que posição Lili ocupa na linha de sucessão ao trono britânico?
Ainda que Harry e Meghan tenham renunciado de suas funções como membros seniores da família real no ano passado, o príncipe não abriu mão de seus direitos dinásticos. Portanto, a menina ocupa o oitavo lugar na linha de sucessão ao trono após seu avô, o príncipe Charles; seu tio William e seus primos George, Charlotte e Louis; e seu pai Harry e seu irmão Archie.
Confira como está a linha de sucessão ao trono:
- Príncipe Charles
- Príncipe William
- Príncipe George
- Princesa Charlotte
- Príncipe Louis
- Príncipe Harry
- Archie Mountbatten-Windsor
- Lilibet Diana Mountbatten-Windsor
- Príncipe Andrew
- Princesa Beatrice
Apesar da posição, a pequena não tem o título de princesa. Na polêmica entrevista para a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey em março, Meghan se queixou que o palácio não quis conceder o título de príncipe a Archie quando ele nasceu. Ela explicou que isso prejudicou suas opções em relação à segurança do filho.
Uma lei de 1917, entretanto, diz que os filhos e netos do soberano têm direito ao título de príncipe (da mesma forma que têm direito a renunciar a ele), mas não seus bisnetos, como é o caso de Archie e de sua irmã mais nova. Já os filhos de William podem ser príncipes porque ele é o herdeiro direto ao trono. E, quando Charles for rei, os filhos de Harry também poderão ser príncipes, se eles e seus pais assim desejarem.