Nesta segunda-feira (14), o Instagram se posicionou sobre ter desativado a conta da atriz Samantha Schmütz no último domingo (13), sem motivo aparente. Procurada pelo Estadão, a rede social enviou um comunicado em nota sobre o ocorrido:
"Cometemos um erro e pedimos desculpas. A conta já foi restaurada", afirmou um porta-voz do Facebook, empresa dona da plataforma.
O bloqueio da plataforma ocorreu depois da atriz publicar alguns Stories criticando artistas que não se manifestam durante a pandemia. Samantha comunicou o ocorrido no Twitter:
"Desativaram minha conta do Instagram! Querem me enterrar, mas esqueceram que sou semente", escreveu ela.
Horas após o desabafo, a artista voltou à rede social para compartilhar que teve o perfil reativado.
"Obrigada pelo apoio de todos que se mobilizaram contra a censura que sofri. Me questiono sobre o porquê da minha conta ter sido banida desta forma. Estamos vivendo tempos estranhos que precisam da nossa atenção", iniciou. "Antes de ser artista, sou uma cidadã e me posiciono há muito tempo. Mas, ultimamente, as reações têm sido diferentes. Por que os meus questionamentos têm incomodado tanto?", indagou.
"O fato de eu ter feito um chamado à classe artística para se posicionar e exercer a influência que tem de forma responsável e coerente incomodou muita gente. Por quê? Acho válido fazermos essa análise. Permanecemos aqui: atentos, fortes e sinceros", finalizou a atriz.