A rainha Elizabeth II prestou uma bonita homenagem ao marido, príncipe Philip, nesta quarta-feira (9), véspera do dia em que ele completaria 100 anos. O duque de Edimburgo, com quem ela foi casada por 73 anos, morreu em abril.
A monarca plantou uma rosa para marcar a data nos jardins do castelo de Windsor, onde viveu ao lado do marido nos últimos meses, quando ficaram isolados em razão do coronavírus. A flor foi um presente que Elizabeth recebeu de uma instituição que promove a jardinagem no Reino Unido, a The Royal Horticultural Society, da qual ela é a patrona.
A espécie de rosa foi desenvolvida pela própria instituição e recebeu o nome Duque de Edimburgo, em memória do príncipe.
(A planta) "foi lançada para lembrar a notável vida de Sua Alteza Real. Sua devoção em trazer conscientização sobre a importância de conservar a natureza deixa um legado duradouro", explicou a The Royal Horticultural Society nas redes sociais.
Além da homenagem, a instituição fará uma doação a uma organização beneficente criada por Philip, a The Duke of Edinburgh’s Award Living Legacy Fund, a cada rosa da espécie vendida.