Neste domingo (31), a cantora Preta Gil postou uma foto que chamou atenção dos seguidores em seu perfil do Instagram. Na imagem, ela aparece de biquíni com o corpo visivelmente retocado por edição digital. Na legenda, escreveu:
"Domingo ensolarado por aqui. E o de vocês, como está?".
A atitude confundiu os seguidores, já que a artista costuma ser uma voz ativa sobre os efeitos nocivos da pressão estética e se mostrar confortável com o próprio corpo nas redes sociais. Horas depois, Preta postou um vídeo comparando a foto retocada com a original e aproveitou o espaço para refletir sobre seu processo de aceitação.
"Quem me vê hoje pode achar que sempre tive essa relação mais liberta com meu corpo, mas nem sempre foi assim. O processo de autoamor para mim e minha geração não foi fácil, sou de uma época em que não tinha outra alternativa a não ser o padrão. O único corpo possível era magro e sarado. Tentei me enquadrar nesses padrões, mas adoeci meu corpo e minha alma. Foi uma longa jornada até aqui", começou ela.
Em seguida, aconselhou os jovens a não perderem tempo "tentando se enquadrar em um padrão que só vai te adoecer".
"Passei a me amar, amo meu corpo do jeito que ele é. Sei que a maturidade me ajudou, por isso eu digo e repito para você que é jovem: não perca seu tempo tentando se enquadrar em um padrão que só vai te adoecer. Busque se amar, se respeitar e enxergar a beleza em todos os tipos de corpos, inclusive o seu próprio", concluiu.