A cantora britânica Adele virou motivo de discussões sobre apropriação cultural nas últimas horas. Na noite deste domingo (31), a estrela postou, em seu Instagram, uma foto em que aparece usando um top de biquíni com estampa da bandeira da Jamaica e os cabelos presos em pequenos coques, conhecidos como Bantu Knots. O penteado é uma herança das tribos zulus da África e costuma ser usado por mulheres de cabelos cacheados e crespos para ajudar a definir e proteger os fios.
Na legenda da imagem, Adele fala sobre o Carnaval de Notting Hill, um dos eventos mais tradicionais de Londres, que foi cancelado em razão da pandemia. Mesmo assim, houve quem optasse por comemorar o evento a distância.
"Feliz dia em que aconteceria o Carnaval de Notting Hill, minha querida Londres", escreveu a cantora na postagem, que soma mais de 70 mil comentários e quatro milhões de curtidas.
Confira o post:
Realizado há mais de 50 anos na cidade, o evento tem "suas raízes nos festivais de música do Caribe dos anos 1950", como explica a agência de notícias AFP. "Esta celebração de dois dias da cultura britânica caribenha se caracteriza por dançarinos ornados de plumas, bandas de metal e sons que retumbam a terra", informou a agência ao noticiar o cancelamento da edição de 2020.
Nos comentários da foto postada por Adele e em redes sociais como o Twitter, as opiniões se dividiram. Houve quem acusasse a cantora de apropriação cultural, sobretudo por usar o penteado conhecido como Bantu Knots.
"Os coques Bantu NÃO devem ser usados por pessoas brancas em qualquer contexto, ponto final", diz um comentário no post de Adele.
"Como se 2020 não pudesse ser mais bizarro, Adele está usando Bantu Knots. Isso marca oficialmente todas as principais mulheres brancas do pop como problemáticas. Odeio ver isso", escreveu um usuário do Twitter.
Por outro lado, há quem pondere que Adele estaria prestando uma homenagem à cultura caribenha, tema do evento:
"Todo mundo usa esse traje para comemorar, então não é uma apropriação cultural, é uma festa normal", postou um fã da cantora na foto.
A repercussão também ganhou força no Brasil. Veja: