Bianca Andrade, a Boca Rosa, saiu do Big Brother Brasil sem o prêmio de R$ 1,5 milhão, mas, entre altos e baixos, ganhou mais de 1,5 milhões de seguidores no período em que ficou confinada. Algo que, para a influenciadora digital, a mais popular entre os participantes, talvez seja ainda melhor do que o dinheiro.
Em 21 de janeiro, quando começou a 20ª edição do reality, Bianca tinha pouco mais de 8 milhões de seguidores no Instagram. Nesta quarta-feira (26), dia seguinte à eliminação da sister, são 9,6 milhões de pessoas que acompanham o perfil da carioca de 25 anos, até a publicação desta matéria.
Em sua primeira postagem na rede social depois de sair da casa mais vigiada do país, Bianca celebrou o fato de poder tomar banho pelada, sem câmeras ao redor:
– É realmente libertador – disse ela aos seguidores, direto do banheiro, enrolada em uma toalha.
Antes de participar do programa Mais Você, da TV Globo, ainda comentou com os fãs sobre o quanto sentia falta de compartilhar sua rotina nos stories da rede social.
"A saudade que eu estava de vocês e da minha vida real já estava me matando ", escreveu na legenda de uma postagem de despedida do BBB. E adiantou: logo, logo, deve voltar para conversar com seu público.
E agora, Bianca?
A youtuber deixou o BBB20 depois do paredão mais votado do ano. Foram 132 milhões de votos, em plena terça-feira de Carnaval. Isso pode ser explicado pela trajetória de Bianca no reality, marcada por polêmicas. De uma das favoritas da edição, a influenciadora passou para "cancelada" pelo tribunal das redes sociais. No meio do caminho, chegou a perder seguidores por causa de suas atitudes no programa, embora tenha recuperado o número.
Mas a verdade é que a popularidade da Boca Rosa no ambiente digital não foi suficiente e ela perdeu a disputa para Felipe Prior (que tinha 1,2 mil seguidores no Instagram antes de entrar na casa) e Flayslane (que tinha 86 mil).
– Hoje, mais do que criar e manter uma reputação, precisamos proteger e recuperá-la. E é isso que a Bianca vai precisar fazer. Com a internet, a gente não tem mais direito ao esquecimento. Nem marca, nem celebridade. Fica tudo lá – afirma a professora da ESPM e consultora em prevenção de gestão de reputação Rosângela Florczak.
Hoje, no ambiente midiático, mais do que criar e manter uma reputação, precisamos proteger e recuperar. E é isso que a Bianca vai precisar fazer.
ROSÂNGELA FLORCZAK
consultora em prevenção de gestão de reputação
Para a profissional, não basta agir para resgatar essa reputação: é preciso que seja rápido. Ou seja, os próximos passos – como o papo com seus seguidores que Bianca prometeu – precisam ser colocados em prática logo, com a agilidade que as mídias sociais exigem:
– Ela não pode perder muito tempo. Insisto muito com as empresas quando falamos sobre gestão de crise na estratégia de não se vitimizar. Acho que é por aí. Bianca precisa falar com o seu público que, de alguma forma, possa ter se sentido ofendido com alguma coisa.
O que ela deixou de ganhar
Mais do que uma blogueira de maquiagem, Bianca é empresária do ramo da beleza. Seus negócios incluem a marca Boca Rosa Beauty, focada em produtos de maquiagem, e a Boca Rosa Hair, só para cabelos. As linhas são produzidas por duas grandes empresas - a Payot e a Cadiveu, respectivamente.
Ainda é cedo para dizer se a participação de Bianca no reality impactou seus negócios. Mas nem sempre o número de seguidores quer dizer sucesso.
– Existem perdas e ganhos de naturezas diferentes. Uma coisa é ganhar audiência, só que nem sempre ela significa relevância e muito menos consumo da marca – analisa a especialista.
Rosângela prefere não separar Bianca Andrade da Boca Rosa. E uma atitude da influenciadora dentro da casa pode ter acertado em cheio (e não de forma positiva) seu público-alvo (mulheres jovens) e potenciais clientes.
A blogueira decidiu ficar ao lado dos homens após o plano deles de desacreditar as mulheres a partir de um "teste de fidelidade" ser revelado. Bianca, inclusive, chegou a ironizar o movimento feminista, uma das pautas centrais dentro da casa:
– Você tinha que ver a algazarra que elas fizeram, de girl power e feminismo. Não suporto esse papinho de girl power – debochou, em conversa com o participante Guilherme.
A justificativa de Bianca é a de que "eles são seres humanos e erram". Mesmo assim, pegou mal. O fato de seu público-alvo ser feminino pode ter fortalecido essa suposta rejeição, pondera a especialista.
– Mas em vez de apontar o que a Bianca perdeu, prefiro olhar para o que ela e a marca deixaram de ganhar com esse episódio. Penso que, se ela tivesse se posicionado com coerência, se fosse vista como uma referência para mulheres, é possível que despertasse curiosidade nelas, que poderiam querer testar seus produtos. Chamaria a atenção de uma forma positiva. Quantos milhões de seguidores e consumidores ela poderia ter ganho com uma atitude diferente? – questiona Rosângela.
Impacto na vida pessoal
Nem a vida amorosa de Bianca saiu imune à sua participação no reality. Na casa, a relação da blogueira com Guilherme - que namora outra participante, a Gabi -, foi encarada por boa parte do público como um triângulo amoroso. Em uma festa, Boca Rosa, inclusive, afirmou que desejava beijar o modelo. Depois disso, o namorado de Bianca, o músico Diogo Melim, decidiu deletar as fotos em que os dois apareciam juntos em suas redes sociais. Nas dela, os posts de casal continuam lá.
Na manhã desta quarta (27), Bianca usou o verbo no passado para se referir a Diogo:
— Eu também tinha namorado (...). Depois disso, já eras – comentou, embora os dois não tenham conversado desde sua eliminação.
Ainda durante sua participação no Mais Você, Bianca deixou claro que não "usou máscaras", usando o jargão do reality.
– As pessoas me conheceram, sou isso na minha vida pessoal, por isso que foco tanto na minha vida profissional. Na minha vida pessoal, sou meio sem regra, me jogo muito, não tenho medo de crítica. Elas são importantes para mim, mas só vou vivendo.
Para Rosângela Florczak, Bianca está tratando seus supostos deslizes no jogo como a postura de alguém real e imperfeita - ou, como a blogueira prefere dizer, de um "ser humano". E essa "mea culpa" pode ser uma boa estratégia de recuperação de reputação:
– Que atire a primeira pedra quem nunca bebeu e perdeu as estribeiras. Humanizar o comportamento dela na casa pode funcionar. Há uma máxima na área da gestão de reputação que diz que a sociedade perdoa o erro, mas não a falta de humildade. Autocrítica e reflexão são importantes nessa hora para admitir um erro e seguir em frente –aposta a especialista.