A mineira Júlia Horta, 25, fez uma homenagem ao futebol feminino no traje típico utilizado na preliminar do Miss Universo 2019, na noite dessa sexta-feira (6). A final acontece neste domingo (8) em Atlanta (EUA).
Em publicação feita no Instagram, a representante brasileira no concurso disse que optou por representar o futebol brasileiro, pelo seu reconhecimento internacional. Destacou que sua vestimenta era uma homenagem ao futebol feminino, em especial à jogadora Marta Silva, detentora do recorde de títulos de melhor jogadora do mundo.
"Não que eu não ame o futebol masculino, sou fã dos meninos também, mas acho que essa singela homenagem ainda é pouco perto do reconhecimento que nossas jogadoras merecem. Nós, mulheres, merecemos ser valorizadas pelo nosso trabalho! Marta usou a Copa Do Mundo deste ano para fazer o seu apelo pela equidade de gênero e agora estou aqui no Miss Universo, a maior plataforma que tive a oportunidade de usar até hoje, fazendo o meu", disse a Miss Brasil na rede social.
O traje em homenagem à jogadora Marta é uma criação do estilista amazonense Helerson Maia, um dos maiores artistas de Parintins, cidade conhecida pelo tradicional Festival Folclórico de Parintins. Ele também assinou o traje típico do Brasil na edição anterior do Miss Universo.
Júlia Horta, que é cotada como uma das 10 candidatas favoritas do Miss Universo pelo portal Missology, carregou uma faixa com a frase "Stop violence against women", pedindo o fim da violência contra as mulheres no Brasil.
"Não queremos, não merecemos e não vamos tolerar ser violadas, agredidas, assediadas. O Brasil ainda está no top5 de países em que mais se matam mulheres no mundo. E a violência acontece em todo o canto! Por conta disso, mais uma vez é importante dizer: STOP VIOLENCE AGAINST WOMEN", afirmou no Instagram.
Na preliminar do Miss Universo, a brasileira também desfilou com um vestido pink, com fenda e decote de um ombro só. A criação do estilista paulistano Marcelo Quadros possuía sobreposições de tecidos e uma camada de glitter.