Na noite deste domingo (8), Zozibini Tunzi emocionou o público ao conquistar o título de Miss Universo 2019. A candidata da África do Sul, de 26 anos, foi a primeira mulher negra a vencer o concurso desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, levou a coroa.
Primeira Miss Brasil negra, a gaúcha Deise Nunes, que conquistou a faixa em 1986, conta que "simplesmente amou" a escolha de Zozibini Tunzi.
– Confesso que estou em êxtase, felicíssima da vida. Concurso de Miss hoje não é somente beleza. É muito mais do que isso. Hoje, concursos de Miss, pelo menos o Miss Universo, procuram mulheres com atitude, com verdade, com carisma. Que consigam se comunicar muito bem, e isso Zozibini tem de sobra – afirma ela, que é proprietária de uma escola de modelos na Capital.
Para Deise, o discurso cheio de força da candidata da África do Sul, que discursou sobre a importância da representatividade durante o concurso, foi determinante para o resultado final.
– Ela foi muito carismática e verdadeira na resposta dela. É simplesmente maravilhoso poder ver que, depois de oito anos, temos, mais uma vez, uma Miss Universo negra eleita. Foi uma noite extremamente especial para ela e para nós, negros do Brasil e do mundo – comentou a Miss Brasil 1986.
Em um de seus pronunciamentos durante o Miss Universo, Zozibini Tunzi afirmou que quer ser inspiração para as crianças negras:
– Cresci em um mundo em que uma mulher com a minha pele, a minha aparência e o meu cabelo não era considerada bonita. Isso acaba hoje. Quero que as crianças enxerguem o reflexo dos seus rostos no meu –, refletiu.
Vitória comemorada
Nas redes sociais, celebridades e ativistas do movimento negro também comemoram a escolha de uma Miss Universo negra.
Para a atriz Camila Pitanga, o concurso "ainda se apoia em estereótipos" de beleza, mas ela destaca uma mudança de perspectiva:
– É um momento de visibilidade para uma mulher linda, ativista, negra e muito consciente. Que muitas meninas ao redor do mundo a olhem e sintam-se inspiradas não por sua altura e seu peso, apesar, claro, de ser um "concurso de beleza", mas principalmente por sua representatividade, sua cor, sua luta e sua potência – escreveu.
Em seu perfil do Instagram, a atriz Juliana Paes parabenizou Zozibini Tunzi pela coroa:
– Quem acha a nova Miss Universo maravilhosa levanta a mão! – escreveu a protagonista da novela A Dona do Pedaço, da TV Globo, que foi ao ar no final de novembro.
A influenciadora gaúcha Lydia Goes falou sobre sua própria experiência em concursos de beleza.
–Ficava encantada com o glamour de tudo, mas sabia que eu não tinha perfil. Nunca tinha visto uma miss negra. Até que um dia alguém me encorajou e eu fui. Concorri a Miss da cidade onde cresci – contou ela, que não levou a faixa naquela ocasião. – Toda vez que vejo uma mulher negra ganhar um título desses, a Lydia que chorou muito por não se achar bonita, se sente vitoriosa junto. E assim como a Zozibini Tunzi, desejo que todas as meninas negras se vejam no rosto dela, como eu estou me vendo agora.
Colunista de Donna, Duda Buchmann também escreveu sobre a vitória da Miss África do Sul.
– Sempre falo o quanto, para mim, concursos de beleza já estão ultrapassados, mas vitórias como essa da Zozibini dão frescor e força para seguirmos rumo a um destino melhor e mais representativo – afirmou.
Duda, que mantém o perfil no Instagram Negra e Crespa, também escreveu uma coluna para Donna em que diz que a escolha de Zozibini Tunzi "dá uma nova cara à beleza".