A estilista canadense Jessica Mulroney decidiu sair em defesa da amiga de longa data, Meghan Markle, após a imprensa britânica criticar a duquesa e o príncipe Harry por terem usado um jatinho particular em suas férias na Europa. A polêmica se refere ao impacto ambiental desta e de outra viagem, para Ibiza, na Espanha, também feita em uma aeronave privada.
No Twitter, Jessica repostou uma mensagem da atriz Jameela Jamil que citava uma notícia envolvendo a viagem de Meghan e Harry, e escreveu:
"Querida Inglaterra e imprensa inglesa, apenas digam que vocês os odeiam porque ela é negra. E que odeiam ele porque ele se casou com uma mulher negra", postou a estrela de The Good Place. "Seu bullying é tão embaraçoso e óbvio. É 2019. Cresçam", completou ela no tuíte.
No Instagram, Jessica foi além e postou um texto no feed sugerindo que Meghan é alvo de racismo desde que entrou para a família real, há cerca de três anos, quando começou a namorar o neto da rainha Elizabeth II:
"Quando alguém é criticado injustamente, você a defende. Quando essa pessoa é sua amiga e da sua família, você chama esses críticos do que eles são de verdade. Que vergonha, seus racistas".
O jatinho particular usado pelo casal real para ir à França com o bebê Archie é de Elton John. A imprensa britânica apontou que o avião provoca excesso de poluição – seria seis vezes mais dióxido de carbono por pessoa do que um voo comercial normal.
Na terça-feira (20), o cantor defendeu o duque e a duquesa de Sussex dizendo que ele mesmo ofereceu o avião, preocupado com a segurança e privacidade da família. O cantor disse que pagou pela compensação das emissões de carbono da viagem.
A viagem ocorreu no início de agosto, quando Meghan celebrou seu aniversário de 38 anos. O Palácio de Buckingham não se pronunciou sobre a polêmica.