A rainha Elizabeth II celebrou seu 93º aniversário neste domingo (21). É a monarca que ocupa o trono britânico por mais tempo na história. Elizabeth foi coroada aos 25 anos.
A rainha celebrou a data ao lado de sua família, já que as celebrações oficiais serão realizadas em junho. Com a coincidência com o Domingo de Páscoa, Elizabeth II esteve e um culto religioso na capela gótica de Saint George, dentro do Castelo de Windsor.
No local, a rainha se encontrou com outros membros da família real britânica, como o casal príncipe William e Kate Middleton, duques de Cambrigde. Os netos George, Charlotte e Louis não foram à missa.
As ausências foram do príncipe Phillip, duque de Edimburgo, com quem a soberana é casada há mais de 70 anos, assim como de Meghan Markle, mulher de Harry, devido à sua avançada gestação. É esperado que a duquesa dê à luz em breve ao primeiro filho do casal.
No Palácio de Buckingham, a Banda dos Guardas Irlandeses executou uma versão de "Parabéns a você" no pátio, como parte da cerimônia da troca da guarda.
Anualmente, a rainha costuma celebrar seu aniversário duas vezes: no dia equivalente ao que nasceu e, depois, em cerimônia oficial, no segundo sábado de junho. É quando acontece o célebre desfile militar pelo centro de Londres conhecido como "Trooping the color". Essa tradição do duplo aniversário foi iniciada pelo rei George II em 1748, que queria ter uma celebração no verão.
Sucessão ao trono britânico
O filho mais velho da rainha, o príncipe Charles, de 70 anos, é o próximo a ocupar o trono. Ele é o herdeiro que está há mais tempo no aguardo da coroa da família real britânica na história.
A ordem de sucessão tem em segundo lugar o filho mais velho de Charles, o príncipe William, neto da rainha, de 34 anos. Em terceiro vem o filho mais velho de William, bisneto da rainha, o príncipe George, que vai completar seis anos em julho.