A atriz e influencer Carolinie Figueiredo, 29 anos – conhecida por interpretar a personagem Domingas na novela Malhação –, fez um desabafo nas redes sociais sobre a cobrança que sofre em relação ao seu corpo desde a infância. Junto de uma foto em que aparece de costas e sem blusa, ela postou um texto sobre como foi afetada pela imposição dos padrões de beleza.
"Eu li que a maior forma de reprimir uma mulher é impondo a ditadura da beleza aos nossos corpos. Eu desde muito cedo escuto: você é linda, seu rosto é lindo, só precisa dar uma secadinha/fechadinha. Como sou atriz desde os 5 anos, eu comecei ouvir essas frases desde muito cedo. Permaneci minha vida inteira lutando com a balança", revelou Carolinie, que é mãe de Bruna, oito anos, e Theo, seis anos, fruto do casamento com o ex-marido Guga Coelho.
Ela também contou que vive uma montanha-russa quando o assunto é a relação com a imagem:
"As vezes nem por opção, mas revendo meu caminho até aqui: oscilo profundamente entre 'uau estou numa fase boa, focada, disciplinada, regradinha, fechei a boca, estou ainda mais motivada' e fases de largar tudo pro alto e afrouxar, desistir, comer compulsivamente pra suprir sei lá o que. O que acontece é que quando somos metralhadas desde cedo com imagens de perfeição, a gente odeia o próprio corpo, porque junto com ele vem a mensagem de sermos erradas, imperfeitas e não amarmos o próprio corpo. O padrão esmaga".
Hoje, a atriz e influencer tenta aprender a amar o próprio corpo e encarar a comida de um novo jeito. No post, ela conta que começou um acompanhamento nutricional para aprender a se aceitar sem neuras:
"Nessa jornada de amor próprio e aceitação eu estou engatinhando mas reconheço que já caminhei . Eu ainda estou no meu próprio caminho. Será a primeira vez que iniciarei um processo que não é sobre calorias, ou emagrecer, ou chegar em algum lugar. Um caminho com presença, aceitação e consciência".