:: Natalie Portman faz discurso inspirador sobre diversidade e igualdade de gênero:: Roupão, sapatos, moda sem gênero, álbum de figurinhas: lançamentos do mês para crianças:: Modelo brasileira é a primeira transgênero na capa da Vogue Paris
Nesta quinta-feira, 3, a pastora evangélica Damares Alves, Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, causou polêmica ao aparecer em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Em meio a um coro entusiasmado de apoiadores e entre aplausos, a ministra repete:
– Atenção, atenção: é uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa –afirma energicamente nas imagens, captadas durante evento de data e local não especificados. No entanto, parecem ter ocorrido no mesmo dia de sua posse, na quarta-feira (2).
Leia mais:
:: Histórias comuns e inspiradoras são colocadas em livro para desmistificar papéis de gênero:: Gal Gadot apoia menino que quis usar mochila da Mulher-Maravilha e dá recado sobre quebra de estereótipos de gênero:: Claudia Tajes: Moda não é obrigação, roupa não define gênero:: Propagandas que reforçam estereótipos de gênero são proibidas no Reino Unido
A fala da ministra repercutiu entre famosos. Nas fotos compartilhadas no Instagram, homens aparecem usando rosa e mulheres vestindo azul. Casais como a modelo Isabeli Fontana e o músico Di Ferrero e os apresentadores Angélica e Luciano Huck e Rafa Brites e Felipe Andreoli aderiram juntos ao manifesto contrário à declaração de Damares.
Fernanda Gentil, Monica Iozzi e Fernanda Paes Leme foram algumas das famosas que se posicionaram nas redes sociais. Nas manifestações, alguns optaram por uma referência sutil ao tema, como a atriz Camila Queiroz, que apenas escreveu: "Eu amo usar azul".
Outros, como a atriz Alice Wegmann e o estilista Alexandre Herchcovitch acompanharam suas publicações com um texto contestando a afirmação da ministra:
"Quase 6 milhões de crianças sem pai no registro, quinta maior taxa de feminicídio do mundo, mais de 20 milhões de mulheres criando seus filhos sozinhas, violência doméstica, adultério, pais sem pagar pensão, criança morando na rua e a ministra preocupada que menino tem que vestir azul e menina tem que vestir rosa", escreveu Alice em sua conta no Instagram.
O cantor Caetano Veloso, o ator Bruno Gagliasso e o estilista Ronaldo Fraga entraram na corrente e postaram foto vestindo rosa.
Houve outras manifestações, como a da escritora e roteirista Camila Fremder, e as jornalistas Malu Verçosa, que é casada com a cantora Daniela Mercury, e Mônica Salgado. Veja:
Leia mais: