A pastora evangélica Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro causou polêmica com um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, ela afirma que "uma nova era começou no Brasil: menino veste azul, menina veste rosa". O vídeo, segundo a assessoria de comunicação de Damares Alves, foi gravado logo após o fim de seu discurso de posse, realizado nessa quarta-feira (2), em Brasília (DF). Damares recebia um grupo de apoiadores em uma sala no ministério.
— Atenção: menino veste azul e menina veste rosa — disse ela, para logo em seguida saltar e gritar cercada por apoiadores. E acrescentou: — É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa.
Damares reagiu à publicação e disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a "ideologia de gênero", referindo-se à sexualidade das crianças.
— Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores — afirmou.
No ano passado, antes de tomar posse, Damares já havia causado frisson ao dizer que defende uma "Bolsa Estupro" para mulher que decidir não abortar. Nesta quarta-feira (2), durante a posse, disse que "o Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã".