Uma polêmica envolvendo o apresentador Danilo Gentili e a candidata à vice-presidente da República na chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela D'Ávila, movimentou as redes sociais nos últimos dias.
Tudo começou depois que Gentili informou ter sido notificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito de uma ação de Manuela que pediu que ele apagasse memes publicados na internet sobre a deputada gaúcha, e classificou a prática como uma tentativa de censura.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) 19 de outubro de 2018
Na última sexta-feira, 19, Gentili comparou a candidata a um jumbo (avião grande) por causa de sua forma física na adolescência.
A imagem já foi publicada pela própria política em sua conta pessoal anos atrás. O comentário, no entanto, foi classificado por muitos usuários da rede social como gordofóbico.
Manuela resolveu responder Gentili e aproveitou as "piadas" para falar sobre autoestima e imagem corporal.
"Eu entendo a raiva que causo em homens como ele. Sou uma mulher livre, feliz, realizada pessoal e politicamente. Nada pode gerar mais insegurança e raiva do que uma mulher que ama a si mesma e que constrói uma vida cheia de realizações como eu e tantas de nós", escreveu Manuela.
No texto, a política lembra quando foi ao Programa do Jô, onde foram exibidas fotos antigas suas, como a que ele postou. Na época, ela falou sobre transtorno de imagem, decisão motivada com o documentário Embrace, da Netflix.
"Publiquei essa foto em 2015 aqui, num debate sobre dietas malucas com uma blogueira da moda. Em 2008, quando fui ao programa do Jô, ele mostrou dezenas dessas imagens de minha adolescência gordinha", explicou.
"Quando eu era essa menina eu aprendi - ao ouvir cada piada maldosa de alguém infeliz como esse comediante - que nada ia me fazer parar", completou.
Danilo continuou publicando respostas em seu Twitter, inclusive respondendo outros seuidores.
"Eu não sou gordofóbico. Gordofóbica é a @ManuelaDavila, que fez lipo pra tirar a banha do próprio corpo. Ela é tão contra a gordura que até fez a cura gorda nela. Isso é gordofobia", postou.
Leia mais: