Viola Davis, Shonda Rimes e Michelle Obama você já deve estar seguindo, mas quem são as outras mulheres negras que te inspiram? Para marcar este Dia Internacional Contra a Discriminação Racial separamos uma lista de 10 mulheres negras inspiradoras que falam sobre o representatividade, auto estima, moda, beleza, equidade.
Elza Soares
Elza é uma consagrada cantora e compositora brasileira, as letras de suas músicas reforçam a luta contra violência doméstica, racismo e machismo. Uma dica além de ouvir o som que ela faz é seguir no Twitter e Instagram, onde ela compartilha sobre sua carreira e eventos em que participa.
Taís Araújo
A atriz foi eleita uma das 100 personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos pelo MIPAD, nomeada Defensora dos Direitos das Mulheres Negras pela ONU Mulheres Brasil.
Chimamanda
A escritora nigeriana foi nomeada como um dos 39 escritores mais importantes com idade inferior a 40 além de ter sido aclamada por seu discurso no TEDx: Todos nós deveríamos ser feministas. Quer conhecer as obras dela? Leia Meio sol amarelo, Como criar crianças feministas, Hibisco roxo e A cor de hibisco. Mas siga também a escritora no Instagram, ela é superestilosa e por lá compartilha looks bem diferentões.
Lupita Nyong'o
A atriz queniano-mexicana foi a primeira queniana e mexicana a ganhar um Óscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela foi uma das estrelas do filme Pantera Negra e uma das suas ações para trazer mais representatividade para a vida de crianças negras, pagou ingressos para 600 crianças quenianas.
Djamila Ribeiro
Ela é uma feminista e acadêmica brasileira, Mestra em Filosofia Política e autora do livro "O que é lugar de fala?". Foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
Nátaly Neri
Cientista Social em formação, youtuber, vegetariana e feminista negra, Nátaly fala sobre vários assuntos relevantes em seu canal no Youtube, o Afros e Afins.
Liniker
Liniker de Barros Ferreira Campos é vocalista da banda Liniker e os Caramelows. Ela não se define como homem, nem como mulher, sendo um exemplo de pessoa não-binária.
Camila Falcão
Atriz, cantora, maquiadora, figurinista e produtora ela é um exemplo de. Canta no Bloco da Laje, do grupo Pretagô e ela inspira por ser uma mulher preta, gorda e fala sobre estes duas lutas.
Jana Ramos
A influencer fala muito em suas redes sobre equidade e autoaceitação. Ela tem um canal no Youtube chamado Tons de Preta que também traz discussões sobre questões raciais.
Gabi Oliveira
Ela é youtuber e influencer nas redes sociais, participa de eventos que discutem sobre questões raciais, traz autoaceitação e equidade como principais temas em suas pautas.
Leia mais:
: