Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram
Se tem uma pessoa que empodera outras mulheres, empreende em várias áreas e ainda dita moda, essa pessoa é Rihanna. Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, é dia de celebrar os 30 aninhos de Riri – e para comemorar separamos 7 atitudes inspiradoras que a cantora já fez pelas mulheres.
Mudou o mercado de beleza
Quer mais do que uma marca criada pela cantora ter revolucionado o mercado de cosméticos? A Fenty Beauty, assinatura de makes da Riri, trouxe para o comércio 40 tons de base. Um número nunca visto pelas consumidoras e que acabou incluindo muitas tonalidades que nunca eram encontradas por algumas mulheres.
Além de uma forma de atenção para as mulheres negras, que costumam não ter muita opção de tons, a marca se tornou muito mais que isso. Várias outras grandes empresas de cosméticos começaram a dar mais atenção para a diversidade racial em suas redes sociais e suas próprias linhas de maquiagem, dando mais destaque para a mulher negra.
Criou hinos de resistência feminina
As letras e os clipes de Rihanna sempre dão o que falar! Tratando de violência contra a mulher, empoderamento feminino e independência, cada novo lançamento é um tiro. Em entrevista à Vogue americana, ela falou sobre o apoio e força feminina que traz para seus discos:
– Mulheres se sentem empoderadas quando elas podem fazer as coisas que supostamente são permitidas só para os homens. O empoderamento quebra limites e fronteiras, é libertador quando você se sente tipo "nossa, também posso fazer aquilo".
Militou na campanha #freethenipple
A cantora defende a liberdade da mulher em relação ao próprio corpo, totalmente girl power! Através da campanha #freethenipple ("mamilos livres"), ela foi uma das mulheres que começou a defender que se você quer andar sem sutiã você pode fazer isso.
Mostrou que não precisa ter rivalidade com outras mulheres
Uma suposta rivalidade com a cantora Beyoncé sempre cercou a carreira das duas. Em uma entrevista à revista Vogue americana, Rihanna desmentiu os boatos e deu show de sororidade:
– O negócio é o seguinte: a internet fica empolgada com qualquer coisa que seja negativa ou incentive a competitividade. Alguma coisa que pareça rivalidade. E eu não acordo da cama todos os dias para isso. Afinal, eu preciso ter preocupação comigo. E ninguém faz isso por mim.
Ditou moda
Se tem uma coisa que Riri arrasa é na escolha dos looks e tudo que ela põe vira moda. Desde meia com sapato de salto, máxi casaco, mistura de estampas e maquiagens bafônicas. O Instagram da cantora é uma prova de que ela agrada aos fãs a cada roupa postada na rede. Nós amamos! Ela já lançou colaborações com diversas marcas como a Puma, linha de jóias na joalheria suíça Chopard, coleção de sapatos em parceria com Manolo, de meias com a Stance e tantas outras empresas.
Deu orgulho para Barbados
Rihanna sempre destaca e ressalta com orgulho ter nascido e crescido em Barbados. O governo da região chegou a homenagear a cantora mudando o nome da rua em que ela cresceu para Rihanna Drive.
"Nós somos uma família! Obrigado por tudo que vocês despejaram na minha vida e pela mulher que eu sou!", postou em seu Instagram.
Não se calou após ser vítima de violência
Os episódios de violência que sofreu com o ex-marido Chris Brown deram visibilidade para o tema relacionamentos abusivos. Em entrevista para a Vanity Fair, Rihanna falou que nunca tinha entendido como as vítimas sempre eram culpadas pelas agressões.
– Está no passado, mas eu não vou falar "supere isso", porque é algo muito sério e relevante, é real. Muitas mulheres e jovens estão passando por isso. Mas para mim, ou para qualquer outra mulher que foi vítima de abuso, ninguém quer lembrar. Ninguém quer admitir que passou por isso.
Leia mais: