Viola Davis em Law & Order | Divulgação Viola Davis contracenando com Octavia Spencer, em The Help | Foto: Divulgação Viola Davis em Fences | Divulgação :: Meryl Streep, Viola Davis e Emma Stone: atrizes arrasam nos discursos do Globo de Ouro :: “A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade”, diz Viola Davis em discurso no Emmy :: Confira os melhores looks do Oscar 2017
A atriz Viola Davis alcançou ontem à noite mais um feito, e não foi "simplesmente" o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação no filme Fences – Um Limite Entre Nós. Ao receber a estatueta, a poderosa Annelise Keating da série How to Get Away With Murder, se consagrou como a primeira mulher negra a receber um Oscar, um Emmy e um Tony.
A carreira de Viola começou nos palcos em 1999. Nesse mesmo ano, ela já ganharia o Obie Award por protagonizar a peça Everybody's Ruby. Além do teatro, a atriz, nascida na Carolina do Norte, participou com papéis pequenos em filmes e séries, como Law & Order.
Desde então, as indicações não pararam. Com a atuação no longa Dúvida, de 2009, em que contracenou com Meryl Streep e Amy Adams, ela recebeu indicações ao Globo de Ouro, ao SAG Awards e ao Oscar, na categoria de atriz coadjuvante.
Em 2010, as celebradas indicações deram lugar aos prêmios. Pela atuação como Rose Maxson, na peça Fences, que depois daria origem ao filme, ela recebeu o Tony Award, o mais reconhecido prêmio do teatro norte-americano. Em The Help – Histórias Cruzadas – além de indicada ao Oscar de Melhor Atriz, ao BAFTA e ao Globo de Ouro, Viola ganhou o SAG Award.
A adaptação de Um Limite Entre Nós rendeu à Viola, além do Oscar, um Globo de Ouro, seu segundo SAG Award, um BAFTA e um Critics Choice Award. Com todos esses troféus em casa, ela se tornou a primeira mulher negra a ser indicada por três vezes ao Oscar e a ganhar um Emmy na categoria Melhor Atriz de Série Dramática.
Aos 51 anos, Viola não só comemorou, mas também emocionou todos os convidados e telespectadores do Oscar 2017. Abaixo você confere o discurso da atriz, em inglês:
Leia mais