Foto: Ana Ceribelli, Divulgação Miss RS 2016, Leticia Kuhn, conta como se preparou para o concurso
A representante do Estado do Paraná venceu a edição 2016 do Miss Brasil Be Emotion: Raissa Santana foi coroada miss na noite deste sábado na cerimônia realizada no Citibank Hall, em São Paulo, e transmitida ao vivo pela Band. A paranaense de 21 anos é a segunda mulher negra a vencer o concurso: a primeira foi a gaúcha Deise Nunes, em 1986.
Esta edição ficou marcada justamente como a que teve o maior número de candidatas negras na história do concurso. A Miss RS 2016, Letícia Kuhn, ficou entre as 10 semifinalistas e não se classificou entre as cinco finalistas.
A entrega da faixa foi feita pela Miss Brasil 2015, Marthina Brandt, que na sexta-feira revelou que lutou contra o câncer em segredo. Vencedora de dois desafios durante o concurso (o da Ellus e o da maquiagem), a paranaense Raissa teve a oportunidade de dizer aos jurados ao vivo por que merecia ganhar a coroa. Ela declarou que desejava "quebrar o jejum de 30 anos" desde que a última miss negra venceu o concurso de beleza.
Raissa estuda Marketing e mede 1m77cm. Mede 90cm de busto, 64cm de cintura e 87cm de quadris.
Deise Nunes Ferst foi a quarta representante do Rio Grande do Sul a ser coroada Miss Brasil em 1986 (e a primeira e única negra a vencer o concurso até então). Em entrevista ao site de Donna no início da semana, a gaúcha se disse contente com o envolvimento das candidatas negras na competição e que esperava que o público reconhecesse a beleza das participantes.
– Com certeza, a recepção está mais aberta – afirmou. – Isso abre portas para elas e, se alguma for eleita, é importante que ela de fato abrace a causa da negritude e lute sempre por respeito, oportunidade e espaço.
Saiba mais sobre o Miss Brasil 2016 Be Emotion
A atriz Dani Suzuki assumiu nesta edição a apresentação ao lado de Cássio Reis, veterano no concurso. Na bancada de jurados, nomes como os estilistas André Lima e Ricardo Almeida, a jornalista Mônica Salgado (diretora da revista Glamour) e o fotógrafo Fabio Bartelt. O júri contou ainda com o beauty artist Ricardo dos Anjos e o cabeleireiro Wanderley Nunes, além da cantora Paula Lima, da ex-miss Leila Schuster, as modelos Kamila Hansen e Carol Ribeiro, o stylist Yan Accioli, Adriana Bonzon, uma das fundadoras da Ellus, e a artista plástica Nina Pandolfo.
A tradicional coroa foi assinada nesse ano por uma ex- Miss Brasil, a designer Renata Bessa, eleita em 1995 no concurso. A designer de joias homenageia os 80 anos da primeira Miss Brasil da história da competição, Martha Rocha – eleita em 1954 e que ficou conhecida mundialmente.
No palco, as candidatas desfilaram com modelos dos estilistas Wagner Kallieno e Alexandre Dutra (casual e gala).
adversárias Miss Rio Grande do Norte (2ª) e Miss Maranhão (3ª)
A vencedora ganhou uma viagem para a Itália, além de um conjunto de ouro branco cravejada de brilhantes e gemas de topázios da Vivara. Ela também levou um Kia Picanto 2017 zero km, um contrato com a Polishop no valor de R$ 100 mil e uma viagem para Cartagena, na Colômbia, com direito a acompanhante, oferecida pela Brazil Exclusive.
Leia mais
::