Até o ano passado Daniel Mafra circulava de mãos dadas com Gisele Bündchen pelos bastidores do São Paulo Fashion Week ou então acompanhava de perto uma sessão de fotos em Nova York com Steven Klein ou David Sims, dois dos fotógrafos mais importantes do mundo. Por 10 anos, o brusquense dedicou grande parte da agenda para as funções de relações públicas e diretor de marketing da Colcci, a marca catarinense que se tornou fenômeno depois que foi adquirida pelo AMC Têxtil, o maior grupo de moda do Brasil. Estava no topo, voando alto, em céu de brigadeiro. Como o status é moeda de valor intenso no mundo em que vivemos, muitos não acreditaram na decisão.
Mas tantas horas e inúmeros check-in depois, ele decidiu pousar em outra pista. Na próxima semana, Daniel, recém-completados 28 anos, lança o projeto Damma (damma.com.br), um bureau online que apresenta, além de um e-commerce, arte, moda, cultura e comportamento.
– Há um ano comecei a trabalhar isso na minha cabeça. Até porque a Colcci era o meu filho. Comecei a trabalhar com 17 anos e virei um diretor. Foi parte da minha vida. Saí da melhor maneira possível. Tem uma pessoa que eu admiro muito que é o Alexandre Menegotti (presidente do grupo). Ele é muito trabalhador, deixa o glamour de lado – comenta.
Enquanto não dava o start no novo negócio e se recuperava do baque de abandonar uma rotina de tanto tempo, o catarinense foi descansar na Tailândia, na Europa e no México. Quis recarregar a bateria, que jamais foi slow, para os próximos passos. E aproveitou para fazer contatos, vasculhar a moda de cada um desses lugares.
– Fiquei pensando: o que vou fazer da minha vida? Será que vou fazer faculdade de Odonto? (risos). Vamos fazer uma marca? Não, porque o mundo está cheio de marcas. A Damma serve como uma curadoria, um canal de informação de moda que não é só para o consumo – define.
Com tantos anos rodando o globo e com acesso livre ao que havia de melhor na moda mundial, Daniel se viu muitas vezes mandando fotos de vitrine ou araras para as amigas via WhatsApp.
– Não quis só criar uma loja, mas uma marca que a gente comunique moda, design, arte e arquitetura. Que essa experiência chegue no seu smartphone, tablet e também no seu guarda-roupa. Não vendo preços de exclusividade porque acredito que moda online é oportunidade. Claro, eu defendo o varejo existente, acho que quem quer passar por uma experiência, ser bem atendido, tomar um champanhe, tem que ir na loja.
No site, além das informações via blog – Daniel está realizando outro sonho, que é o de escrever sobre o que mais gosta – as clientes terão acesso à produções garimpadas em cantos impensáveis. Das calças tailandesas e vestidos bordados italianos às criações de uma dupla de designers do interior da Bahia. Não há limites para as escolhas. Para começar, as primeiras peças que estarão à venda são as famosas velas Voluspa, dos Estados Unidos. Quando as roupas estiverem à disposição, nenhuma deve custar mais de R$ 389.
Para marcar a experiência de seus compradores e leitores, ele busca na sustentabilidade uma forma de agradar e marcar a chegada de um produto na casa das pessoas. Além das embalagens recicláveis, no próprio escritório da Damma, instalado em Brusque, o eterno QG de nosso personagem, os móveis, como a mesa da foto, carregam este sentido. Daniel quer ir além. Quer levar cultura para os consumidores através de diferentes ações. Reforça, inclusive, uma de suas grandes paixões, o teatro. Quem sabe a Damma não produz o figurino de alguma peça de um grupo local? Os caminhos são inúmeros.
Fotografada em Miami por Messias Schneider com a modelo Elisandra Tomacheski, a primeira campanha da Damma traz o tema Winter Like a Summer, uma alusão a todos aqueles que desejam mesmo no inverno, lindos dias de verão. Com peças fluídas e uma cartela de cores que passeiam desde o bordo até o marrom western, a coleção apresenta materiais que vão do veludo molhado e do couro até a leveza da seda.
– Do tamanho que eu quero ser, tenho a possibilidade de ser especial, quando uma cliente comprar um quimono, por exemplo, quero escrever uma carta pra ela – finaliza, repleto de novos desejos e oportunidades de outros voos.